Proposta para fortalecer os anos finais do ensino fundamental com foco em Governança, Desenvolvimento Profissional e Organização Curricular e Pedagógica. Undime, aprendizagem, inovação presente.
O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta quarta-feira, 27 de março, um encontro com integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para discutir a Semana da Escuta das Adolescências nas instituições de ensino e os objetivos da Escola das Adolescências, voltada para os anos finais do ensino fundamental.
O evento também abordou a importância da implementação do Programa Escola das Adolescências nas escolas, visando promover um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor para os jovens estudantes, promovendo assim um desenvolvimento mais integral na sua formação acadêmica e social.
Programa Escola das Adolescências: Construindo uma Política Educacional Inovadora
Na ocasião, foram expostos dados sobre os anos finais e o detalhamento do diagnóstico nacional, que se dará antes do lançamento da política, por meio da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas. Foi apresentado, ainda, o calendário dos webinários preparatórios para a Semana da Escuta, que acontecerão em 25 e 30 de abril, com transmissão pelos canais no YouTube do MEC e do Conviva Educação.
‘O MEC está focado em olhar para o ciclo da educação básica como um todo.
Nesse contexto, junto com as redes de ensino, com o Consed e com a Undime [União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação], estamos comprometidos em construir uma política que olha também para os anos finais, pois é um momento muito importante para o desenvolvimento dos estudantes’, afirmou a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt.
A proposta do programa Escola das Adolescências está organizada em três eixos: Governança; Desenvolvimento Profissional; e Organização Curricular e Pedagógica.
A iniciativa busca melhorar a qualidade social da oferta dos anos finais do ensino fundamental, considerando as singularidades dos sujeitos da etapa, a focalização no apoio às transições escolares e as formas de reorganizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional, que expande e articula diferentes experiências formativas, na perspectiva da ampliação dos letramentos e da autonomia intelectual.
Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas: Promovendo a Participação e a Inovação
De forma preliminar ao lançamento da política, será realizada a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, na semana de 6 a 14 de maio. Essa ação estratégica é voltada a todas as turmas da etapa de ensino das redes estaduais, distrital ou municipais. Entre os pontos em destaque da escuta, estão: aprendizagem; participação; clima e convivência; e inovação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo