Novos filmes como Kung Fu Panda 4 e Meu Malvado Favorito 4 são ótimas oportunidades para fabricantes de brinquedos com licenciamento de séries populares.
O mercado de brinquedos está em constante transformação, acompanhando as novidades do mundo do entretenimento. Em 2024, grandes estreias cinematográficas prometem impulsionar ainda mais as vendas de produtos licenciados, abrindo espaço para novas coleções e parcerias no setor de brinquedos.
Com o lançamento de filmes tão esperados, como Kung Fu Panda 4, Divertida Mente 2 e Meu Malvado Favorito 4, a indústria de brinquedos se prepara para atender à demanda do público ávido por novidades. O mercado de brinquedos está otimista com as perspectivas de crescimento geradas por esses lançamentos, que prometem movimentar o setor ao longo do ano.
O crescimento do mercado de brinquedos em 2023
O adjetivo excelente, aliás, não foi escolhido por acaso: em 2023, sete das dez licenças que mais cresceram no mercado estavam associadas a filmes e séries, de acordo com dados divulgados pela Circana. O panorama solidifica a conexão entre a indústria do entretenimento e o mercado brasileiro de brinquedos – e não faltam exemplos para sustentar essa afirmação.
Lançada em novembro de 2022, a série ‘Wandinha’ impulsionou a licença da Família Addams, que registrou R$11 milhões em vendas no ano passado. A boneca da personagem apareceu no Top 10 dos brinquedos mais vendidos no mês de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças.
Os destaques do mercado de brinquedos em 2023
No primeiro semestre de 2023, Super Mario Brothers representou 42% do crescimento do mercado de brinquedos, destacando-se como um dos principais impulsionadores do segmento. Mas o grande fenômeno midiático para o mercado de brinquedos no ano passado foi o filme Barbie.
O longa influenciou o crescimento de vendas da boneca em 21% em julho, tornando-a a propriedade de maior crescimento no mercado de brinquedos no Brasil naquele mês. Já o lançamento do live action ‘A Pequena Sereia’, em maio de 2023, resultou em um aumento de 11% nas vendas de bonecas da Ariel, entre 29 de maio e 11 de junho, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
As séries e licenças que movimentaram o mercado de brinquedos
A licença Gabby’s Dollhouse vendeu no ano passado cerca de R$17 milhões, devido ao sucesso da série na Netflix, consolidando-se como uma das principais impulsionadoras do mercado de brinquedos.
Fonte: @ Mundo do Marketing
Comentários sobre este artigo