Inscrições abertas até 30/04 para programa Caminhos Amefricanos, do MEC e MIR. Alunos e professores quilombolas podem participar. Cooperação acadêmica e mobilidade de alunos em destaque.
O intercâmbio é uma experiência enriquecedora que proporciona aos participantes a oportunidade de viver em um país estrangeiro, conhecer novas culturas e aprimorar um novo idioma. Durante o intercâmbio, os estudantes têm a chance de fazer amizades com pessoas de diferentes nacionalidades, ampliando sua rede de contatos e sua visão de mundo.
A seleção dos participantes para um programa de intercâmbio costuma levar em consideração diversos critérios, como o desempenho acadêmico, o domínio do idioma estrangeiro e o interesse do estudante em vivenciar uma experiência internacional. Além disso, é importante estar atento aos prazos e etapas do processo de seleção, que incluem entrevistas, testes de proficiência e análise do histórico escolar.
Ministério da Educação e Ministério da Igualdade Racial abrem inscrições para Programa de Intercâmbios
Nesta quarta-feira, 27 de março, foi anunciada a abertura das inscrições para o segundo Edital Conjunto nº 1/2024 do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), juntamente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR).
Seleção para Intercâmbios em Cabo Verde e Colômbia
Nesta nova edição, o programa irá selecionar estudantes para participarem de atividades em Cabo Verde, assim como professores para ações formativas na Colômbia. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de abril e devem ser realizadas por meio do Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes).
Intercâmbio com enfoque em Quilombolas e autodeclarados pretos e pardos
Os participantes do intercâmbio em Cabo Verde serão estudantes quilombolas, autodeclarados pretos ou pardos matriculados a partir do quinto semestre de cursos de licenciatura de instituições públicas de educação superior. Já para a Colômbia, a oportunidade é para professores da educação básica que se autodeclaram pretos, pardos ou quilombolas.
Detalhes do Intercâmbio e Critérios de Seleção
Os critérios para participação estão detalhados no edital e incluem a participação em eventos científicos, rodas de conversas com movimentos sociais, além de visitas a escolas, locais históricos e museus. São disponibilizadas 50 vagas para cada país.
Divulgação dos Selecionados e Início das Atividades
A lista dos selecionados para o intercâmbio em Cabo Verde será divulgada até 23 de agosto, com início das atividades logo em seguida. Já para a Colômbia, o resultado sairá até 13 de setembro, com o início do intercâmbio imediatamente após.
Informações sobre Apoio Financeiro e Edital Completo
Os interessados podem encaminhar dúvidas sobre o edital até 23 de abril. O apoio financeiro será concedido pelo Ministério da Igualdade Racial e inclui recursos para diárias, passagens aéreas, seguro-saúde e auxílio para emissão de passaporte, no caso de Cabo Verde. Todas as informações detalhadas estão disponíveis no Edital Conjunto nº 1/2024, presente no Diário Oficial da União e no site da Capes.
Valorização da Cooperação Acadêmica e Mobilidade de Alunos
O Programa de Intercâmbios Sul-Sul, Caminhos Amefricanos, promove a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior, contribuindo para a mobilidade de alunos e professores. Além disso, estimula a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico voltados para a promoção da igualdade racial e combate ao racismo no Brasil.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo