ASUS lançou atualização de BIOS para suporte oficial de até 256 GB de RAM DDR5 em placas-mãe chipset 600 e 700 para rendimento extremo em AM5.
A ASUS anunciou que seus modelos de Placas-mãe ASUS terão suporte oficial a até 256 GB de memória RAM DDR5 com a mais recente atualização de BIOS. Isso representa um grande avanço no desempenho e capacidade de Placas-mãe ASUS, proporcionando aos usuários uma experiência ainda mais poderosa e eficiente.
Além das Placas-mãe ASUS, a empresa também está trabalhando para garantir que suas Motherboards ASUS suportem a nova tecnologia de memória DDR5. Com isso, os usuários poderão desfrutar de um desempenho excepcional e maior capacidade de memória em suas máquinas, tornando a experiência de uso ainda mais satisfatória.
Novo suporte para Placas-Mãe ASUS
O update chega após marcas como MSI e AsRock também terem confirmado esse adicional de compatibilidade no fim de 2023, aumentando a capacidade para usuários entusiastas. Como saber qual processador uma placa-mãe suporta? Como saber o modelo de uma placa-mãe? A novidade foi confirmada pela companhia através de uma comunicação oficial, revelando o suporte para motherboards ASUS de chipset 600 e 700.
Compatibilidade das Placas-Mãe ASUS
A empresa não detalhou se todos os modelos ganharão a compatibilidade, limitando-se a indicar apenas as mainboards topo de linha Z690, B760 e Z790. Inclusive, a disponibilidade para as B760 chega a ser curiosa, visto que possivelmente a maioria dos usuários entusiastas deve utilizar as Z790 mais recentes. Em contrapartida, do lado da AMD, a ASUS comenta que os produtos com chipset AM5 já suportam 256 GB de memória RAM DDR5 sem a necessidade de qualquer tipo de atualização de BIOS. 256 GB só para profissionais. Mesmo que não seja algo comum, os 256 GB podem ser usados em situações muito específicas por profissionais. Essa alta quantidade de memória pode ajudar em fluxos de trabalho complexos, como renderização extrema ou modelagem 3D realista.
Novidades nas Placas Principais ASUS
Ainda assim, é realmente improvável que aplicações domésticas puxem ou aloquem essa quantidade de RAM. A ASUS ainda ressalta que, embora a maioria das suas motherboards com os chipsets listados acima tenham suporte aos 256 GB, certos modelos podem encontrar certa resistência para reconhecer o componente nessa quantidade. Para isso, os usuários devem consultar a comunicação oficial da empresa e entender as atribuições e restrições de suas motherboards.
Fonte: © CanalTec
Comentários sobre este artigo