No encontro, Nísia Trindade apresentou movimentos do Comitê Gestor de Hospitais Federais para recuperação de seis hospitais no Rio de Janeiro. Discutidos termos: saúde, líderes sindicais de SINTSAUDERJ, SINDFENFRJ, FENAM, FENASPS, AFINCA e ASSINCA, e deputado federal Lindbergh Farias.
A Ministra de Saúde, Nísia Trindade, encontrou-se, na quarta-feira (8/5), com representantes do movimento sindical da Saúde para discutir a situação dos hospitais federais do Rio de Janeiro.
Durante a reunião, a Ministra de Saúde enfatizou a importância de melhorar as condições de trabalho dos profissionais da Saúde para garantir um atendimento de qualidade à população. Ela também destacou a necessidade de investimentos contínuos no setor da Saúde para enfrentar os desafios atuais e futuros.
Ministra de Saúde Reforça Parceria com Movimento Sindical
Durante a reunião realizada na sede do Ministério da Saúde, em Brasília, a Ministra de Saúde destacou as iniciativas promovidas pelo Comitê Gestor dos Hospitais Federais para revitalizar a infraestrutura e o quadro profissional das seis unidades federais no estado. Nísia reiterou a importância do apoio dos trabalhadores para a reabilitação dos hospitais, enfatizando a necessidade de ações alinhadas com as demandas da população fluminense, especialmente no que se refere à atenção de alta complexidade, à eficiência operacional e à integração dessas instituições no SUS do Rio de Janeiro.
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Combate às Endemias e na Saúde Preventiva no Estado do Rio de Janeiro (SINTSAUDERJ), Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro (SINDFENFRJ), Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Federação Nacional dos Servidores da Saúde e Previdência Social e Assistência (FENASPS), Associação dos Funcionários do INCA (AFINCA), Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Cardiologia (ASSINCA) e o deputado federal Lindbergh Farias participaram do encontro.
A Ministra ressaltou que o Ministério da Saúde valoriza o diálogo contínuo com os trabalhadores como pilar fundamental desse processo de reestruturação. Para ela, a interação com os sindicatos e associações de servidores hospitalares fortalece a comunicação e facilita a convergência em torno de metas compartilhadas.
Além disso, a Ministra salientou que essa abordagem não busca substituir as negociações em andamento entre as diversas categorias de profissionais da saúde e o governo federal, tanto nas mesas de diálogo do Ministério Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) quanto em outros fóruns de discussão promovidos no âmbito da gestão do SUS. A Ministra de Saúde reforçou seu compromisso com a colaboração e a parceria com os líderes sindicais e representantes dos trabalhadores da saúde em prol do aprimoramento do sistema de saúde pública no estado do Rio de Janeiro.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo