Ministério coloca em prática programa de colaboração com os vencedores da competição de docentes em matemática. Ações pedagógicas inovadoras visam potencializar talentos e promover aprendizagem.
O Ministério da Educação (MEC) marcou presença na premiação da primeira Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr) realizada de forma virtual no dia 27 de março. A cerimônia homenageou os 67 professores medalhistas que se destacaram entre os cerca de 600 participantes de todo o Brasil. A iniciativa teve como objetivo reconhecer o talento dos educadores e promover métodos inovadores no ensino da matemática no país.
O Ministério da Educação reforçou seu compromisso em incentivar projetos que valorizem a educação e reconheçam o mérito dos professores. A participação do MEC na OPMbr demonstra o apoio do governo à qualificação e ao aprimoramento do ensino em todas as áreas do conhecimento. A promoção de olimpíadas como essa contribui para a melhoria contínua da educação no Brasil.
MEC Estabelece Parcerias Educacionais e Reconhece Talentos na Olimpíada de Matemática
O Ministério da Educação busca estabelecer parcerias educacionais com os premiados. Representando o MEC, a secretária-executiva, Izolda Cela, parabenizou os 67 medalhistas e os convidou a auxiliar o Ministério da Educação em um plano voltado à melhoria da aprendizagem de matemática.
O MEC entrou nessa parceria institucional com a finalidade de agregar esses professores a práticas e processos que venham a nos ajudar em um plano nacional voltado ao trabalho com professores da disciplina.
Que o MEC possa contar com a contribuição desses docentes para fazer florescer e prosperar nosso programa voltado à melhoria da aprendizagem da matemática de crianças e jovens brasileiros’, afirmou.
Izolda Cela ainda destacou que a competição é importante não apenas para medir o conhecimento de matemática no Brasil, mas também para tornar visíveis as boas práticas em sala de aula e para constituir uma rede que venha a compartilhar ações pedagógicas com professores no País inteiro. ‘A cerimônia virtual não avaliou simplesmente o conhecimento de matemática, mas muito mais que isso.
Avaliou os saberes, as práticas relacionadas ao ensino da disciplina. Agregou conhecimentos relacionados à didática, ao comprometimento. E esse foi o diferencial de todo o processo da OPMbr’, definiu a secretária.
Reconhecimento dos Talentos e Premiação dos Professores
Dos 67 finalistas, 10 professores foram premiados com medalha de ouro e vão ganhar uma viagem para conhecer o sistema educacional da China, país classificado entre os melhores em matemática no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Além dos medalhistas de ouro, foram selecionados 9 professores com medalha de prata e 48 com bronze.
Entre os medalhistas, 38 são vinculados à rede estadual; 14 são de escolas particulares; 11, da rede federal; e 4, da municipal. A cerimônia é promovida por uma equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Colaboração com o MEC para Estimular o Ensino da Matemática no Brasil
Com o apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a competição teve como objetivos: estimular o ensino da matemática no Brasil; identificar e propagar boas práticas no ensino da disciplina; identificar talentos entre os docentes e incentivar o ingresso em áreas científicas e tecnológicas; entre outros.
José Antônio Puppim de Oliveira, membro do Conselho Gestor da OPMbr e professor titular da Fundação Getulio Vargas (FGV), explicou a motivação para a realização da olimpíada: ‘Nosso objetivo, ao realizar a OPMbr, foi tentar dar apoio para melhorar a posição do Brasil na área da matemática. Há 20 anos, a China estava na mesma posição que o Brasil está.
Conheça os Dez Medalhistas de Ouro da Olimpíada de Matemática
Alguns dos vencedores foram: Christiano Otávio de Rezende Sena, Felipe Mascagna Bittencourt Lima, José Fábio de Araújo Lima, Josieli Fátima Tonin Pagliosa, Kácio José Cardoso Santos, Milena Monique de Santana Gomes, Roberto Cesa Cucharero Peregrina, Romis de Sousa Moraes, Rubens Lopes Netto e Silmara Louise da Silva.
A premiação e a parceria com o MEC sem dúvida contribuirão para o avanço do ensino da matemática no país e para o incentivo de mais estudantes e professores a se destacarem nessa área tão fundamental para o desenvolvimento educacional e tecnológico do Brasil.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo