4º Fórum Nacional de Coordenadores dos Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas de Educação Superior e EPT, em Brasília, com debates sobre inclusão e práticas inclusivas.
A acessibilidade é fundamental para garantir que todos tenham oportunidades iguais no ambiente acadêmico. Pensando nisso, a parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é um passo importante para promover a inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior.
O 4º Fórum Nacional de Coordenadores dos Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas de Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica é uma iniciativa que visa discutir e compartilhar boas práticas para tornar o ensino superior mais inclusivo e acessível a todos. A inclusão de estudantes com deficiência é um desafio que requer esforços coletivos e a conscientização de toda a comunidade acadêmica.
Fortalecimento da Acessibilidade na Educação Superior
O evento ocorrerá na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, e conta com a participação de 130 representantes dos Núcleos de Acessibilidade de todo o Brasil. Esta é a primeira vez que o Fórum acontece em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC.
Integração dos Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade
O objetivo principal do evento é promover o fortalecimento e integração dos coordenadores dos Núcleos, além de proporcionar diálogos com representantes de países da América Latina que estudam e debatem sobre o tema da acessibilidade e inclusão na educação superior.
Participação Especial no Fórum
O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e a presidente da Capes, Denise Pires, estarão presentes na mesa de abertura do Fórum, juntamente com os secretários do MEC: Zara Figueiredo, de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão; Alexandre Brasil, de Educação Superior; e Getúlio Marques, de Educação Profissional e Tecnológica.
Na programação do evento, que acontecerá nos dias 13 e 14 de março, estão previstas três mesas de debate no primeiro dia, abordando o papel dos Núcleos de Acessibilidade diante da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a análise da conjuntura nacional e o papel desses núcleos, bem como a discussão com pesquisadores da Argentina sobre a educação superior e a construção de uma rede de trabalho na América Latina.
No segundo dia, o regimento do Fórum será aprovado de manhã e à tarde serão realizadas mais duas mesas de discussão, uma sobre as políticas de acessibilidade e inclusão na educação superior e outra debatendo as práticas inclusivas nesse nível de ensino e as diferentes acessibilidades necessárias.
Reunião para Fortalecer a Acessibilidade na Educação
Nesta terça-feira, 12 de março, o MEC, por meio da Secadi, sediou a Reunião Técnica da Rede Interuniversitária Latino-Americana e Caribenha sobre Deficiência e Direitos Humanos (Redlat), buscando unir as discussões da Redlat com as dos Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas de Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica.
Em colaboração com a Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, da Secadi, as pautas discutidas neste encontro serão abordadas no 4º Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas de Educação Superior.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi
Fonte: © MEC GOV.br
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