Empresa nacional: índice de soluções de problemas subiu 6% para 85,76%; ANAC divulgou Boletim de Monitoramento com reclamações registradas no portal Consumidor.gov.br sobre serviços de empresas estrangeiras.
No início de 2024, 28,5 milhões de passageiros embarcaram nos voos do Brasil. Durante essas viagens, as empresas aéreas foram essenciais para garantir a segurança e o conforto dos viajantes. Entre as companhias aéreas nacionais, a Gol se destacou pelo excelente atendimento aos passageiros, enquanto a Azul se destacou pela pontualidade nos voos. Já entre as empresas aéreas internacionais, a Emirates foi reconhecida pela qualidade dos serviços oferecidos.
Além disso, as linhas aéreas desempenharam um papel fundamental na conectividade do Brasil com o mundo, facilitando o transporte de milhões de pessoas todos os dias. As empresas aéreas continuam investindo em inovações e tecnologias para tornar as viagens aéreas cada vez mais seguras e eficientes. Viajar pelos aeroportos de Guarulhos e Congonhas se tornou uma experiência mais agradável graças aos esforços das companhias aéreas em melhorar a experiência do passageiro.
Empresas Aéreas: Tarifas em Alta e Reclamações Crescentes
Prepare-se para desembolsar mais dinheiro, pois as tarifas das empresas aéreas estão prestes a subir. De acordo com o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os temas mais recorrentes de insatisfação dos consumidores estão relacionados à ‘alteração de voo pela empresa aérea’ (22,68%), ‘alteração de voo pelo passageiro’ (16,20%) e ‘reembolso’ (15,52%).
As Companhias Aéreas destacadas no boletim foram alvo de 20.874 reclamações no último trimestre, o que equivale a 73,28 reclamações a cada 100 mil passageiros. Esse número representa uma redução de 3,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A Latam liderou com um índice médio de 62,19 reclamações, seguida pela Azul com 73,57 e Gol com 78,22. No cenário das empresas estrangeiras, a United Airlines registrou o menor índice de reclamações, com 40,96.
O relatório aborda os indicadores de reclamações dos usuários dos serviços aéreos e o desempenho na resolução de problemas. Houve um aumento de 6% no índice de desempenho na solução de problemas, atingindo 85,76%. A nota média de satisfação com o atendimento das empresas também melhorou, alcançando 3,62 em uma escala de 1 a 5, representando um aumento de 2,5%.
Destaca-se que as empresas nacionais apresentam índices superiores de solução e satisfação em comparação com as estrangeiras. A TAP se destacou entre as companhias estrangeiras, tanto na resolução de problemas quanto na satisfação do atendimento.
Em caso de problemas durante o transporte aéreo, a ANAC recomenda que os passageiros primeiro entrem em contato com os canais de atendimento ao consumidor da companhia aérea. Se a questão persistir, é possível registrar uma reclamação no portal Consumidor.gov.br, onde as reclamações são monitoradas pela ANAC.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo