Aeronaves semelhantes a helicópteros, investimentos de empresas, Embraer com 3 mil encomendas. Regulamentação da Anac, voos comerciais em 2022, menos barulho e emissão de gases poluentes.
Uma nova era de transporte está chegando com os avanços tecnológicos que estão permitindo o desenvolvimento de um meio de locomoção inovador: o carro voador. Empresas de todo o mundo estão investindo neste tipo de tecnologia que promete revolucionar a maneira como nos deslocamos.
Além dos carros voadores, os drones de passageiros também estão sendo desenvolvidos, trazendo a possibilidade de viagens mais rápidas e eficientes em áreas urbanas. Esses veículos de decolagem vertical estão sendo projetados para facilitar o deslocamento das pessoas, tornando as cidades mais acessíveis e conectadas. O futuro da mobilidade está cada vez mais próximo e promete transformar a forma como nos movimentamos no dia a dia.
.
A evolução dos carros voadores no Brasil e no mundo
No Brasil, a Embraer tem quase três mil encomendas de veículos do tipo que estão em processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no país, com o início de operação previsto para 2026.
Os eVTOLs, também conhecidos como ‘carros voadores’ e ‘drones de passageiros’, têm ganhado destaque como veículos elétricos de pouso e decolagem vertical. Essas aeronaves estão sendo desenvolvidas para serem alternativas para fugir do trânsito nas ruas, pois fazem menos barulho e usam mais hélices para voar. Além disso, contribuem para a redução da emissão de gases poluentes.
Veículos de transporte do futuro
É interessante observar a crescente variedade de modelos de carros voadores que estão sendo desenvolvidos por diferentes empresas ao redor do mundo. Esses veículos têm capacidades distintas, como número de passageiros, autonomia e velocidade máxima.
Os carros voadores do Brasil e do mundo
A Eve (Embraer), a Joby Aviation, a Volocity (Volocopter), a Lilium Jet (Lilium), a Gênesis-X1 (Vertical Connect), a VX4 (Vertical Aerospace), a One (Jetson Aero), o Aska A5, o X2 (XPeng AeroHT) e o Supernal (Hyundai) são exemplos de empresas que estão na vanguarda da tecnologia de veículos aéreos. Cada uma dessas aeronaves tem suas próprias características e objetivos, visando revolucionar a forma como nos deslocamos no dia a dia.
Esses avanços representam uma mudança significativa no setor de transporte, oferecendo soluções inovadoras para desafios atuais de mobilidade. Com a previsão de autorização para voos comerciais a partir de 2022, os carros voadores estão cada vez mais próximos de se tornarem parte integrante do nosso cotidiano.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo