Inscrições estão abertas para Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em 26 instituições, abordando concepções pedagógicas, acessibilidade, educação especial, inclusiva e direitos humanos.
Na atualidade, instituições de educação superior do Rio Grande do Sul abrem inscrições até o dia 10 de janeiro de 2025, para um curso de educação especial com enfoque na inclusão. Este curso visa capacitar profissionais para a inclusão de estudantes com necessidades especiais em escolas e outras instituições de ensino. Com o objetivo de melhorar a acessibilidade educacional, o curso oferece formação imprescindível para professores e profissionais da saúde.
As matrículas para a formação em curso de educação especial na perspectiva da educação inclusiva estão abertas em 26 instituições públicas. Atualmente, o curso conta com oferta de 250 mil vagas. Além disso, 4 instituições de educação superior do Rio Grande do Sul abrem inscrições para o referido curso.
Educação: Uma Formação Transformadora
A educação especial tem sido cada vez mais uma prioridade na sociedade moderna. Em busca de promover uma formação mais inclusiva e acessível, o Ministério da Educação (MEC) lançou uma iniciativa inovadora, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). O objetivo é formar educadores competentes para desenvolver concepções pedagógicas alinhadas com os princípios das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
Educação Inclusiva: Um Caminho para a Acessibilidade
Em seu processo de seleção, a formação visa selecionar professores e gestores da educação básica da rede pública e privada que possuem diploma de graduação em cursos de licenciatura em qualquer área do conhecimento, ou diploma de complementação pedagógica, equivalente à licenciatura. O edital conjunto está disponível no site da UFSM, e os prazos de término das inscrições variam de acordo com as instituições seletivas. A relação das participantes está disponível na página Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no site da Capes.
Formação e Políticas: Uma Abordagem Intersetorial
O curso de formação é composto por quatro módulos: Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva; Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva; Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; e Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola. Cada módulo abordará aspectos políticos e legais, participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade, buscando alinhar as concepções e trabalhos pedagógicos com os princípios das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
Acessibilidade e Direitos Humanos: Um Caminho para a Inclusão
O curso de formação é uma oportunidade única para professores e gestores da educação básica se aprofundarem em concepções e trabalhos pedagógicos alinhados com os princípios das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Com uma carga horária de 120 horas, o curso oferece uma abordagem interdisciplinar e interseccional para a formação de educadores. Além disso, o curso também abordará aspectos políticos e legais, participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo