Lutador foi às redes sociais brincar sobre ancestralidade, lembrando que os craques do futebol também têm ancestralidade.
Em um esforço para celebrar o Dia da Consciência Negra, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou uma campanha inovadora chamada ‘Herança de Ouro’. Nessa iniciativa, graças a um exame de DNA realizado pela African Ancestry, pionera em rastreamento genético de ancestrais para pessoas negras, foi possível descobrir as raízes de Vinícius Jr. Os ancestrais do craque da seleção brasileira e do Real Madrid pertencem ao grupo étnico ‘Tikar’, de Camarões. O objetivo da campanha era ressaltar a diversidade cultural, mas ela gerou uma discussão acirrada em redes sociais.
A campanha ‘Herança de Ouro’ colocou em destaque a rica diversidade cultural do Brasil. O slogan da campanha era: ‘Hoje, Camarões, nós dividimos o maior craque do mundo’. Mas, essa mensagem foi contestada por alguns, que acreditam que a identidade de Vinícius Jr. é essencialmente brasileira. O futebol é um esporte que une as pessoas, mas a identidade de um atleta é complexa e multifacetada. Alguns defendem que o futebol não deve ser usado como um argumento para questionar a lealdade de um jogador à sua nacionalidade. Vinícius Jr. já defendeu a seleção brasileira em competições oficiais, como a Copa do Mundo e Copa América, e continua a ser um ídolo do futebol brasileiro.
Desenvolvendo uma Ameaçadora Formação
Com as seleções de Camarões prontas para a Copa do Mundo da FIFA, o lutador Ngannou não poderia deixar de se manifestar sobre a ausência do seu craque predileto, Vini Jr. Em uma postagem no Twitter, onde aparece trajado de uma camisa da seleção camaronesa customizada com o nome e o número do jogador, Ngannou expressou sua impaciência em casa, aguardando ansiosamente a volta de seu ídolo.
A ancestralidade da admiração entre Ngannou e Vini Jr remonta a meados de 2023, quando o Real Madrid realizava uma pré-temporada nos Estados Unidos. Nessa ocasião, o lutador visitou o time espanhol durante um de seus treinos, e sem hesitar, ele declarou o atacante brasileiro como seu jogador de futebol favorito em relação ao esporte que mais o entusiasma. Os dois se deram bem pessoalmente, com Vini Jr chegando a desferir alguns socos na barriga do ex-campeão do UFC, em uma brincadeira proposta pelo atleta, revelando a intensidade da relação entre a ancestralidade de Ngannou e seu amor pelo futebol.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo