Tremor de magnitude 7,7 derruba edifícios e provoca deslizamentos. Tsunami chega após terremoto, alertas de risco emitidos.
Imagens impressionantes revelam o impacto de um terremoto no metrô de Taipei, em Taiwan, durante o tremor que ocorreu recentemente, causando pânico entre os passageiros.
O abalo sísmico foi tão intenso que até mesmo os equipamentos de segurança das estações de metrô balançaram, demonstrando a força da natureza e a vulnerabilidade das estruturas diante de eventos como esse.
Terremoto
Um forte terremoto de magnitude 7,7 abalou a costa leste de Taiwan, sendo sentido em diversas regiões do país, assim como em cidades da China. A agitação sísmica foi tão intensa que um alerta de tsunami chegou a ser emitido para Japão e Filipinas.
O vídeo que circula nas redes sociais mostra passageiros do metrô de Taipei em pânico, com o vagão do trem oscilando violentamente. Em meio ao caos, uma mulher em pé tenta desesperadamente manter o equilíbrio, segurando duas barras de ferro. O trem ficou parado por alguns minutos, sem relatos de feridos no interior do metrô.
De acordo com as autoridades de Taiwan, o terremoto causou a morte de pelo menos quatro pessoas, deixando outras 50 feridas. Edifícios foram danificados e deslizamentos de terra foram provocados pelo tremor de magnitude. Nos momentos seguintes, foram sentidas pelo menos 13 réplicas com magnitude superior a 5,0, conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
A agência oficial de notícias de Taiwan informou que este foi o terremoto mais intenso registrado desde 1999, há 25 anos, quando um abalo sísmico vitimou 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.
Risco de tsunami
Alertas de tsunami foram emitidos pelas autoridades para as áreas costeiras no Japão e nas Filipinas.
Inicialmente, foram alertadas ondas de até 3 metros na ilha japonesa de Okinawa, com moradores da região recebendo ordens de evacuação. A situação se normalizou cerca de três horas após o terremoto, quando o Japão cancelou os alertas de tsunami.
Na ilha japonesa de Yonaguni, a aproximadamente 100 km da costa leste de Taiwan, foram registradas ondas de 30 centímetros, conforme relatado pela TV japonesa NHK. Nas Filipinas, o governo pediu evacuação de moradores de áreas costeiras.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo