Motoristas foram surpreendidos por terremoto na estrada. Rochas começaram a rolar, carros danificados, mas sem vítimas. Bombeiros em resgate no local dos escombros.
Um forte terremoto de magnitude 7,0 atingiu a ilha de Taiwan, causando pânico e destruição. Pelo menos oito pessoas perderam a vida e centenas ficaram feridas no desastre natural que ocorreu nesta segunda-feira. As autoridades locais estão em alerta máximo para possíveis réplicas do terremoto.
No entanto, apesar da magnitude do terremoto, não houve relatos de grandes danos estruturais na região atingida. O tremor de terra foi sentido em várias cidades próximas, deixando a população assustada.
Terremoto na Estrada de Su-Hua
No momento do terremoto, havia motoristas na estrada de Su-Hua e sentiram a terra tremeram. Logo, grandes rochas começaram a rolar montanha abaixo. À medida que as pedras caíam, dois carros imediatamente começaram a dirigir em marcha à ré. A parte traseira de um dos carros foi atingido por uma grande rocha. O carro de trás conseguiu escapar por pouco.
Não há registros de feridos nesse incidente. De acordo com os bombeiros de Taiwan, dez pessoas morreram em consequência do terremoto. O número é de mais de mil, segundo o governo da ilha.
Estragos em Taiwan
Segundo as autoridades, as pessoas que morreram estavam todas na região montanhosa e pouco povoada de Hualien, que fica próxima ao epicentro do tremor, na costa leste da ilha, a cerca de 150 km da capital, Taipei. Diversos imóveis ficaram danificados na região, incluindo dois prédios que tombaram.
Em todo o país, pelo menos 26 edifícios desabaram, de acordo com as autoridades. Socorristas trabalharam no resgate de mais de 70 pessoas que ficaram presas entre os escombros. Segundo as autoridades, cerca de 50 pessoas que estavam em quatro microônibus e visitariam um parque nacional estão desaparecidas. Não há confirmação sobre a nacionalidade destes até a última atualização.
Deslizamentos de terra também foram registrados após o tremor. Na capital Taipei, parte da cidade ficou sem energia. Veja abaixo o antes e depois de alguns locais de Taiwan após o terremoto: O terremoto foi tão forte que quebrou a ‘cabeça’ da Ilha da Tartaruga.
Veja no vídeo abaixo: Bombeiros da cidade de Taichung resgataram um motorista de caminhão que ficou preso em uma estrada bloqueada após o terremoto. Veja abaixo: Durante o terremoto, um turista ficou preso na piscina por conta do efeito do tremor na água. Veja no vídeo abaixo: Nas estradas, carros foram obrigados a frear durante o tremor.
Veja no vídeo abaixo: Um brasileiro registrou o momento móveis e objetos em seu apartamento se movem e ele precisa deixar a sua residência. Confira: Outro brasileiro que mora em Taiwan, Vandenbergh Fernandes contou ao Hora 1 o que sentiu no momento do terremoto: A China continental também registrou tremores de terra.
Crianças chegaram a ser retiradas das salas de aula: Um outro vídeo registrou o momento em que passageiros sentem o tremor de terra dentro de um vagão de metrô: Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o epicentro do terremoto foi registrado próximo à costa leste de Taiwan. Ainda segundo as autoridades, o tremor foi sentido muito próximo à superfície.
Pelo menos 50 réplicas foram sentidas nas horas seguintes ao terremoto. A agência oficial de notícias de Taiwan afirmou que esse é o terremoto mais forte registrado desde 1999, há 25 anos, quando um tremor provocou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo