Vinicius Manfredi analisa divisão-de-tarefas entre patrocinadores e clubes para contratar jogadores, destacando resultados-de-financiamento como opção para bancar Pogba.
Com a contratação do renomado jogador Memphis Depay, o Corinthians parece ter aberto as portas para uma era de investimento em talentos mediáticos, capazes de atrair olhares e recursos financeiros a partir de parceiros de patrocínio. A credibilidade que o clube conquistou no mercado de futebol com a contratação do holandês Memphis Depay, tem potencial de atrair outros talentos do mesmo perfil.
Os torcedores do Corinthians agora sonham com a possibilidade de ver mais jogadores de renome, como Memphis Depay, no elenco do clube em breve. Com o sucesso dos investimentos midiáticos, que trazem reforços como Memphis Depay, o Corinthians poderá atrair novos patrocinadores, fortalecendo ainda mais a equipe. Além disso, a visibilidade proporcionada por Memphis Depay pode trazer reforços importantes para o time, tanto nas suas conquistas esportivas quanto na parte financeira.
Desafios na Negociação de Patrocínios de Altos Valores
O superintendente Vinicius Manfredi, responsável pelo departamento de marketing do Corinthians, reconhece a viabilidade do modelo de negócio que envolve a contratação de jogadores de grande magnitude, mas destaca as dificuldades na sua implementação. Ele afirma que o modelo é sedutor, mas não é fácil de ser executado, especialmente quando se considera o valor envolvido. Isso se reflete na complexidade de vender patrocínios e na necessidade de negociar acordos com os atletas, considerando que eles são ativos do clube.
A busca por reforços de alto nível começa no departamento de futebol, e somente depois o departamento de marketing é acionado. Isso significa que o papel do marketing é fundamental na negociação e divulgação do jogador. O caso de Memphis Depay destaca a importância da colaboração entre a casa de apostas Esportes da Sorte e o Corinthians. A empresa reservou R$ 57 milhões para investir na contratação de um jogador de peso, o que representa menos de 20% do valor total do acordo de patrocínio.
Valorização do Segmento de Bet e Desafios de Negociação
O superintendente do Corinthians destaca o caráter específico do segmento de bet, onde as marcas sabem que uma concorrência estará presente se não estiverem na camisa de um determinado clube. Isso limita o número de times que podem ser patrocinados, levando a uma concorrência intensa por espaços de marketing. A valorização do patrocínio de Memphis Depay superou o valor dos outros patrocinadores do Corinthians, mostrando a importância do segmento de bet na negociação de patrocínios.
Tendências e Desafios Futuros para o departamento de marketing do Corinthians
A presença da Esportes da Sorte como patrocinadora do Corinthians afeta a capacidade do clube de fechar com outra empresa do ramo. Embora a empresa não descarte a participação em novas contratações, é improvável que haja investimentos da mesma magnitude do acordo com Memphis Depay. Isso destaca a importância da negociação de patrocínios de alto valor e a necessidade de considerar as tendências futuras do mercado de futebol e marketing.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo