Ampliação das faixas etárias para imunizações pelo SUS. Vacinas com validade próxima do vencimento destinadas ao público-alvo da campanha.
Com o aumento significativo de casos de dengue em todo o país, medidas emergenciais estão sendo tomadas para combater a propagação da doença. Recentemente, o Ministério da Saúde aprovou a expansão da vacina contra a dengue para alcançar mais faixas etárias vulneráveis.
A doença transmitida por mosquitos, também conhecida como febre quebrada, representa uma preocupação crescente de saúde pública, exigindo a colaboração de todos para prevenir novos surtos. É fundamental intensificar ações de controle do vetor e conscientização da população para impedir a disseminação da dengue e proteger a saúde de todos.
Ampliação das Faixas Etárias na Vacinação contra a Dengue
A medida recente que ampliou as faixas etárias para a aplicação de vacinas contra a Dengue vale especificamente para imunizações oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e refere-se a imunizantes que estão prestes a vencer.
Com essa mudança, as vacinas com validade até 30 de abril poderão ser administradas em pessoas de 4 a 59 anos de idade, com critérios a serem estabelecidos pelas autoridades municipais. Apesar disso, o Ministério da Saúde ressalta a importância de priorizar a faixa etária de 10 a 14 anos, público para o qual as doses já estavam disponíveis desde o início de março. A falta de adesão levou as cidades a se aproximarem do vencimento das vacinas em estoque.
Vacinas com Validade Próxima e Público-Alvo da Campanha
No caso de imunizantes cuja validade ultrapasse 30 de abril, a vacinação continua restrita ao público-alvo da campanha: crianças de 10 a 14 anos. É importante lembrar que a vacinação é realizada com doses da Qdenga.
Segundo informações, não há uma contagem precisa das doses disponíveis com data de validade próxima, visto que a distribuição e aplicação das vacinas não são atualizadas imediatamente no sistema de vigilância. Esses dados podem levar dias ou semanas para serem atualizados no Ministério da Saúde.
Dengue: Aumento Alarmante e Número Recorde de Casos
O Brasil enfrenta uma situação preocupante com a Dengue, refletida nos números alarmantes. De acordo com o mais recente balanço do Ministério da Saúde, em apenas quatro meses deste ano, o país quase dobrou a quantidade de casos da doença registrados em 2023. São mais de três milhões de diagnósticos (3.310.484) e 1.457 mortes confirmadas até o momento, com outros 1.929 óbitos sob investigação. Em todo o ano passado, foram reportados 1,6 milhão de casos de Dengue.
Em relação à situação nos estados, nove unidades federativas demonstram uma tendência de queda nos números de infecções, enquanto 13 estados apontam estabilidade e cinco estados seguem com um aumento nos casos. A conscientização e ações preventivas são fundamentais para lidar com essa epidemia de Dengue.
A luta contra a Febre Quebrada e outras doenças transmitidas por mosquitos exige um esforço contínuo e coordenado de toda a sociedade, a fim de controlar a propagação do vírus e proteger a população vulnerável.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo