Segundo Ministério da Saúde, unidades restantes receberão vaccina em semanas. Doses, variados estoques, prioritários de 5 anos e maior risco, independente dos prévios recebidos. Compra e distribuição processos, Estados sem suprimentos. (135 caracteres)
O Ministério da Saúde está enviando para 12 Estados as primeiras unidades da vacina nova contra Covid-19. Essas remessas fazem parte de um lote de 12,5 milhões de doses compradas pela pasta e que chegaram no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em 2 de março.
Além disso, o governo federal anunciou a disponibilização de novas vacinas contra variantes da Covid-19, como parte dos esforços para conter a propagação do vírus. A chegada da nova vacina contra Covid-19 e das vacinas contra variantes novas é um passo importante na luta contra a pandemia.
Vacina Nova Contra Covid-19: Distribuição e Previsão de Receber Novas Vacinas
A distribuição das vacinas novas contra Covid-19 começou na quinta-feira, 9, e teve continuidade na sexta, 10. Na quinta-feira, as secretarias de Saúde do Paraná, de Goiás, do Maranhão e de Mato Grosso receberam os primeiros lotes. Nesta sexta-feira, a previsão era de que mais oito Estados recebessem os estoques do imunizante contra a Covid-19 com a versão atualizada: Amapá, Ceará, Espírito Santo, de Minas Gerais, da Paraíba, do Piauí, de Rondônia e Santa Catarina. De acordo com o Ministério da Saúde, todas as demais unidades da federação receberão o carregamento com as novas vacinas nas próximas semanas.
Vacinas Novas Contra Covid-19: Aplicação e Público-Alvo
A aplicação da quinta dose contra a Covid-19 foi realizada na UBS Santa Cecília, região central da cidade de São Paulo, em um público de maiores de 70 anos (70+). As novas doses contra variantes do coronavírus que estão sendo distribuídas são destinadas à imunização de pessoas com 60 anos ou mais; pessoas que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores destes locais; pessoas imunocomprometidas; ribeirinhos; e indígenas em suas terras. Para a vacina contra o Sars-CoV-2, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da dose anual ou semestral, no caso de grupos prioritários com 5 anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias recebidas.
Nova Vacina Contra Covid-19: Segurança e Recomendações
A vacina contra novas variantes do Covid-19 foi recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2023. O Ministério da Saúde enfatiza que os imunizantes aprovados no Brasil e incluídos no esquema vacinal contra a doença são eficazes, seguros e passam por um rigoroso processo de controle de qualidade antes de chegarem à população. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, ressaltou a importância da vacinação, especialmente para os grupos prioritários, para combater a Covid-19.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo