Votação do primeiro turno começa nesta terça-feira (20) e termina na quarta (21). Disputa feminina é inédita nos 62 anos de existência da UnB. Maria Fátima, candidata a vice-reitora, especialista em Saúde.
Pela primeira vez na história da Universidade de Brasília (UnB), as três chapas que disputam a reitoria da universidade são lideradas por mulheres. O processo de votação terá início nesta terça-feira (20), às 9h, e se estenderá até quarta-feira (21), às 21h. Essa competição feminina pelo comando da Reitoria da UnB marca um momento histórico nos 62 anos de trajetória da instituição.
A participação ativa das mulheres na condução da Universidade de Brasília reflete um avanço significativo na busca pela igualdade de gênero e pela representatividade feminina em cargos de liderança. A presença feminina nas chapas concorrentes à reitoria da UnB demonstra a diversidade e o potencial das mulheres na gestão acadêmica e administrativa da universidade.
UnB: Três Chapas com Mulheres Disputam Reitoria
Pela primeira vez na história da Universidade de Brasília (UnB), as três chapas que concorrem à reitoria da universidade são encabeçadas por mulheres. A votação começa nesta terça-feira (20), às 9h, e vai até quarta-feira (21), às 21h. As candidatas são Maria Fátima de Sousa, da chapa UnB Que Queremos, Olgamir Amancia Ferreira, da chapa Pensar e Fazer UnB, e Rozana Reigota Naves, da Imagine UnB. A disputa feminina pela nova gestão da Reitoria da Universidade de Brasília é inédita nos 62 anos de existência da UnB.
As Candidatas e Suas Propostas
Maria Fátima de Sousa, da chapa ‘UnB que Queremos’, é graduada em enfermagem e especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A professora é mestre pela UFPB, doutora em Ciências da Saúde pela UnB e pós-doutora pela Universidade de Quebec em Montreal. Atualmente, é professora do Departamento de Saúde Coletiva da UnB e foi diretora da Faculdade de Ciências da Saúde. Maria Fátima de Sousa destaca a importância da eleição como um avanço democrático na universidade.
Olgamir Amancia Ferreira, da chapa ‘Pensar e Fazer UnB’, é graduada em licenciatura em matemática pelo Centro de Ensino Superior de Brasília. A professora é mestre e doutora em Educação pela Universidade de Brasília e atua como docente na instituição. Olgamir ressalta a relevância da presença feminina em cargos de gestão e acredita que a participação das mulheres pode contribuir para a transformação da realidade brasileira.
Rozana Reigota Naves, da chapa ‘Imagine UnB – Participar e Transformar’, é graduada em letras pela Universidade Católica de Brasília. A professora concorre ao lado do candidato a vice-reitor Márcio Muniz de Farias. Rozana destaca a importância da participação feminina na gestão do Ensino Superior e acredita que a diversidade de visões e experiências pode enriquecer a administração da universidade.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo