Ferramenta inédita de análise rápida de publicações falsas desenvolvida por pesquisadores da UFG pode servir de modelo nacional, diz desembargador Luiz Claudio.
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) está se preparando para as eleições municipais de 2024 com uma novidade: a utilização de uma ferramenta inédita de inteligência artificial (IA) para identificar falsas notícias. Desenvolvido pelo Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o sistema promete agilizar a checagem automática de informações veiculadas na internet durante o período eleitoral, combatendo assim a disseminação de falsas notícias.
Com a implementação desse mecanismo, o TRE-GO espera garantir a transparência e a veracidade das informações divulgadas durante as eleições, contribuindo para um processo eleitoral mais justo e confiável. A luta contra as notícias falsas é fundamental para preservar a democracia e a integridade do pleito, e a utilização da inteligência artificial representa um avanço significativo nesse sentido, reforçando o compromisso com a verdade e a honestidade no cenário político.
Ferramenta de Inédita Inteligência Contra as Falsas Notícias
O foco do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é garantir a realização das eleições, conforme destacou a ministra Cármen Lúcia. Em entrevista à CNN Brasil, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desembargador Luiz Claudio Veiga Braga, ressaltou a importância de uma ferramenta inédita de análise rápida de publicações para combater as notícias falsas.
Segundo o desembargador, a ferramenta poderá aumentar a efetividade do combate às falsas notícias, juntamente com outras medidas já implementadas nacionalmente pelo TSE. Ele enfatizou que a disponibilização do repositório das informações aferidas pelo TSE é fundamental, mas até o momento não foram disponibilizadas ferramentas específicas para identificar novas notícias falsas.
A ferramenta em questão tem o potencial de servir como modelo para todo o país, possibilitando avanços na identificação, suspensão imediata de conteúdos mentirosos e punição dos responsáveis. O desembargador ressaltou que as falsas notícias podem ter efeitos catastróficos, influenciando diretamente o resultado das eleições.
Com o uso de técnicas avançadas de Processamento de Linguagem Natural e aprendizado de máquina, a ferramenta explora diversas abordagens, incluindo o uso da tecnologia blockchain para assegurar a veracidade das informações analisadas. O coordenador do projeto e diretor do INF, professor Eliomar Araújo de Lima, explicou que os usuários terão acesso às publicações analisadas e seus resultados, contribuindo para a transparência e combate à desinformação.
Além de monitorar e combater a disseminação de notícias falsas no processo eleitoral, a parceria com o TRE visa aprimorar a ferramenta para uso em outros contextos, como saúde pública, segurança e educação. A Certidão de Crimes Eleitorais é uma ferramenta importante para garantir a lisura do processo eleitoral e combater as tentativas de manipulação através das falsas notícias.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo