Baixe ou atualize o aplicativo para realizar o cadastro biométrico do título eletrônico até sábado (5). Ele é obrigatório para os eleitores na primeira eleição de 2024.
Com a finalização do prazo para baixar ou atualizar o e-Título, os cidadãos brasileiros devem estar preparados para o processo eleitoral, que inclui o primeiro turno em 2024.
A partir do dia 5, os eleitores que não tiverem o e-Título atualizado não poderão comparecer às urnas para exercer o seu direito de voto. Nesse contexto, é importante lembrar que o documento, que é o e-Título, deve ser baixado ou atualizado anteriormente para evitar problemas em relação ao título de eleitor. Além disso, a utilização de outros documentos de identificação, como a carteira de motorista (CNH), RG e passaporte, não será aceita para votar no primeiro turno. No entanto, para o segundo turno, os eleitores que residam nas cidades com esse turno devem ter o e-Título atualizado até o dia 26 de outubro. A foto no e-Título deve ser compatível e não pode apresentar problemas de autenticação. O e-Título é uma ferramenta digital, que pode ser baixado ou atualizada em dispositivos móveis, trazendo comodidade e simplicidade para os eleitores. Mas, é importante lembrar que os cidadãos devem estar atentos ao prazo e atualizar seu e-Título com antecedência para evitar problemas em relação ao título de eleitor.
Eleições Digitais: O Poder do e-Título
O eleitor digital não é emitido no dia da eleição, mas o e-Título eletrônico pode substituir o título de eleitor impresso e o documento com foto nas eleições se você já tiver feito o cadastramento biométrico e, portanto, tiver a foto cadastrada no perfil do aplicativo. Se você não tiver foto no e-Título, ainda poderá votar apresentando RG, identidade social, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte, certificado de reservista ou carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei. O título de eleitor impresso não tem foto e, por isso, não serve para permitir a votação nas eleições. O aplicativo também serve para consultar o local de votação, justificar a ausência nas eleições e emitir outros documentos junto à Justiça Eleitoral. No final de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que mais de 46 milhões de eleitores têm contas cadastradas no e-Título.
Técnicas de Uso do e-Título
O e-Título está disponível gratuitamente e pode ser baixado em celulares Android (neste link) e iPhones (neste link). Para começar a usar, é preciso clicar em ‘Começar no e-Título’, selecionar o quadrado ao lado de ‘Li e concordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade’ e, então, clicar em ‘Continuar’. O aplicativo também perguntará se você permite o envio de notificações. Se este for o seu caso, clique em ‘Habilitar’ e, depois, selecione a opção no seu celular para permitir notificações. Em seguida, é preciso informar alguns dados para habilitar o e-Título: Informe nome, data de nascimento, número do CPF e nome da mãe e do pai; Clique em ‘Entrar no e-Título’; Confirme outros dados que forem apresentados, como local de votação, telefone, profissão – as informações são baseadas no cadastro feito ao emitir o título de eleitor impresso – e clique em ‘Finalizar’; Digite sua senha e clique em ‘Confirmar’ – o e-Título pode informar que sua senha está desatualizada e pedir para você criar uma nova. O e-Título pode pedir para fazer uma verificação por selfie. Se a opção aparecer para você, leia o termo de ciência sobre a identificação e clique em ‘Sim’. Depois, clique em ‘Prosseguir’ e siga as instruções para tirar a foto. O aplicativo também pode oferecer a opção para você habilitar o acesso com a digital. Se você desejar essa alternativa, clique em ‘Ativar’.
Justificativas e Documentos
Selecione a aba ‘Mais opções’; Clique em ‘Justificativa de ausência’; Informe a eleição que deseja justificar e insira sua justificativa e seu e-mail; Clique em ‘Próximo’; Anexe documentos que comprovem a necessidade de ausência; Clique em ‘Concluir’. Quem não comparecer ao local de votação precisa justificar a ausência em cada um dos turnos em, no máximo, 60 dias depois. Eleitores que não votaram no primeiro turno poderão votar no segundo. Como saber local de votação? Selecione a aba ‘Local de votação’; Informe o número do título de eleitor ou o CPF; Clique em ‘Buscar’; O aplicativo mostrará o local de votação correspondente ao número do título de eleitor ou CPF informado.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo