Fortnite e Roblox exemplificam a nova tendência da indústria de games como plataformas, com expressivo crescimento e consumo em celulares, desafiando a abordagem tradicional de vendas.
Os games têm se tornado uma parte essencial da vida de muitas pessoas, proporcionando horas de entretenimento e diversão. Com o avanço da tecnologia, os games estão cada vez mais realistas e imersivos, transportando os jogadores para mundos virtuais incríveis.
Os videogames ganharam popularidade nos últimos anos, conquistando fãs de todas as idades. Com uma variedade de gêneros disponíveis, desde os jogos de ação até os de simulação, os videogames oferecem opções para todos os gostos. Além disso, os videogames também podem ser uma forma de socialização, conectando jogadores de todo o mundo. A comunidade de jogadores é diversificada e engajada, compartilhando dicas e experiências para melhorar a experiência de jogo.
.
Indústria dos Games: Tendências Atuais
Foi apresentado no último domingo (10), no SXSW, o relatório ‘All About Games’ (‘Tudo sobre Videogames’), trazendo as mais recentes novidades sobre o universo dos videogames. O renomado acadêmico e empreendedor Joost van Dreunen, especialista em games, destaca que as maiores empresas do ramo de games têm um faturamento anual bilionário – como é o caso das gigantes de mercado Sony (com US$ 30 bilhões em 2023) e Microsoft (com US$ 20 bilhões em 2023).
Plataformas de Games
O consumo de videogames está dividido entre diferentes plataformas: consoles (como PlayStation e Xbox), PC (computadores) e mobile, com um crescimento significativo no uso de games em celulares nos últimos anos. O relatório aponta uma mudança no conceito dos games que deixa de ser apenas produtos/serviços para se tornar uma plataforma abrangente.
Evolução do Mercado de Games
A abordagem tradicional de vendas na indústria dos games era centrada em vender o maior número de unidades possível a preços altos, como era o caso de Zelda e Uncharted. Além disso, surgiram os serviços live (os chamados ‘forever games’) em jogos multiplayer, como Pokémon Go e League of Legends. Agora, a tendência é considerar os games como plataformas que vão além do jogo em si, envolvendo atividades tanto online quanto offline.
Inovações e Tendências
Uma das principais tendências futuras são os multiplayer games – cada vez mais os jogadores buscam experiências coletivas. O relatório destaca ainda as mudanças na liderança da indústria, que tem se alternado entre publishers e gatekeepers. Desafios como manter o sucesso inicial e evitar cortes de funcionários têm sido recorrentes nesse cenário em constante evolução.
Impacto nas Gerações Z e Alpha
Quando observamos as gerações Z e Alpha, o consumo de games supera significativamente o consumo de vídeos. Isso reflete-se também na indústria do entretenimento, que tem produzido séries e filmes baseados em personagens dos videogames mais populares, como The Last of Us, Sonic e The Witcher.
Eventos de Tecnologia e Cultura
O SXSW, que acontece anualmente em março, em Austin, nos Estados Unidos, é um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, atraindo participantes de diversos países e apresentando o que há de mais recente no cenário tecnológico e cultural global.
Fonte:
Comentários sobre este artigo