Fortnite e Roblox são exemplos de games como plataformas, onde profissionais compartilham conteúdos e tecnologias, impulsionando o expressivo crescimento do mercado de jogos em celulares.
O evento mais aguardado do mundo da tecnologia e entretenimento, o SXSW, está de volta para mais uma edição em Austin, Texas. Considerado um dos maiores festivais do mundo, o SXSW reúne anualmente milhares de participantes de diversas áreas, como música, cinema, tecnologia e inovação.
Além das atrações tradicionais, o South by Southwest também oferece oportunidades únicas de networking e negócios para empreendedores e profissionais do setor. Com palestras e painéis de destaque, o SXSW se consolida como um dos eventos mais influentes do universo da cultura pop e tecnologia, atraindo atenção mundial e impulsionando a criatividade e inovação. Não perca a chance de participar deste evento incrível que movimenta a cidade de Austin todos os anos!
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SXSW: O Maior Evento de Tecnologia e Cultura do Mundo
Foi divulgado neste domingo (10), no South by Southwest (SXSW), o relatório ‘All About Games’ (‘Tudo sobre Videogames’), reunindo as últimas tendências sobre o universo dos videogames. O relatório de Joost van Dreunen, acadêmico e empreendedor, especialista em videogames, começa mostrando que as maiores empresas do setor de games têm faturamento anual na casa dos bilhões — caso das líderes de mercado Sony (US$ 30 bilhões em 2023) e Microsoft (US$ 20 bilhões em 2023). O consumo de videogames está dividido entre console (plataformas como PlayStation e Xbox), PC (computadores) e mobile, com expressivo crescimento do uso de games em celulares nos últimos anos.
SXSW: Tendências e Perspectivas para o Mercado de Games
Leia mais sobre o SXSW 2024 e as novidades apresentadas: caminho para Brasil inovar passa por favelas, diz Edu Lyra. Além disso, o MIT aponta 10 tecnologias que vão mudar o mundo. Segundo o autor do relatório, haverá nos próximos anos uma mudança do conceito de games de produtos/serviços para plataforma. Como o mercado evoluiu desde o início da indústria de games:1. A abordagem tradicional de vendas nos games até agora era vender o máximo de unidades possível com o maior preço, como nos casos de Zelda e Uncharted.
SXSW: A Evolução do Mercado de Games
2. Havia também a abordagem de serviços live (os chamados ‘forever games’) em games de múltiplos jogadores, como Pokémon Go e League of Legends.3. O próximo passo é considerar games como plataformas, que se estendem além do jogo. A ideia é um misto de atividades on e offline, como nos casos de Fortnite e Roblox. A ideia de games como plataforma significa criar várias ações com os consumidores: play (jogar), watch (assistir), connect (conectar), create (criar) e collect (colecionar).
SXSW: Impacto dos Multiplayers Games e Mudanças na Indústria
Ainda de acordo com o relatório, uma das próximas tendências são os multiplayers games — ninguém quer mais jogar sozinho. O documento aponta ainda que a liderança da indústria tem mudado nos últimos anos entre publishers e gatekeepers. Se em 2000 Sony e Nintendo reinavam, agora disputam espaço com a Tencent, Apple e Google. Os concorrentes agora precisam encarar desafios como manter o sucesso inicial (a tendência é de queda brusca no número de usuários depois de 3 semanas do lançamento) e como evitar os layoffs que assombram a indústria.
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