Nova versão da máquina Atlas capaz de superar limites com movimentos amplitude maior; novas garras preparadas.
Após anunciar a ‘aposentadoria’ do robô Atlas, famoso por suas habilidades acrobáticas, a Boston Dynamics revelou sua mais recente criação. O novo robô promete revolucionar as tarefas cotidianas com sua tecnologia de ponta e design inovador.
Essa nova máquina humanoides incorpora avanços significativos em sua estrutura, tornando-a ainda mais eficiente e versátil. Com a evolução constante da tecnologia de robôs, a Boston Dynamics continua surpreendendo o mundo com suas criações. O futuro da interação entre humanos e autômatos está cada vez mais próximo, graças ao constante aprimoramento dessas incríveis invenções.
Robô: Nova Versão Máquina com Movimentos Superar Limites
Com juntas capazes de girar 360º, o autômato agora é totalmente elétrico, abandonando de vez os mecanismos hidráulicos. Devido ao seu novo design, a empresa afirma que o novo Atlas é capaz de realizar uma amplitude de movimentos muito maior que seu antecessor e superar os limites da movimentação humana. No vídeo de apresentação, o robô aparece deitado e se levanta realizando um contorcionismo inumano, o que fez algumas pessoas descrevê-lo como ‘perturbador’.
A Boston Dynamics projetou a versão elétrica do Atlas para ser mais forte, mais hábil e mais ágil. ‘O Atlas pode se parecer com a forma humana, mas estamos equipando o robô para se mover da maneira mais eficiente possível para completar uma tarefa, em vez de ser restringido por uma amplitude de movimento humana. O Atlas se moverá de maneiras que excedem as capacidades humanas.’
A nova versão máquina impressiona, com movimentos de amplitude maior e uma nova variação de garras que o prepara para diferentes tipos de ambientes industriais. A companhia afirma que o robô dá continuidade às habilidades alcançadas pela versão anterior, como levantar e manobrar objetos, garantindo sua eficiência em cenários reais.
Rumo ao Futuro: Competição no Mercado de Máquinas Humanoides
A corrida pelo mercado de robôs humanoides vem se acirrando com a rápida entrada de novos competidores. Só no último mês, a companhia chinesa Unitree anunciou um robô que, segundo ela, bateu recorde de velocidade em corrida à pé. Por outro lado, a companhia israelense Mentee Robotics apresentou um modelo autônomo equipado com inteligência artificial para ambientes domésticos.
Não fica para trás a gigante americana Apple, que está se preparando para investir no setor de robótica, testando internamente diferentes tipos de robôs para o ambiente doméstico após desistir de seu projeto de carros autônomos. A inovação e a competição prometem revolucionar a presença dos autômatos em nosso cotidiano, impulsionando avanços tecnológicos e mudanças significativas em diversos setores. O futuro dos robôs está cada vez mais presente e promissor.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo