No final do primeiro dia do WebSummit no Riocentro, participei de palestras sobre inovação e inteligência artificial, com vontade de ser protagonista.
Após o encerramento do primeiro dia de minha presença em uma conferência internacional de tecnologia, fiquei maravilhado com a energia das startups que pude conhecer. O ambiente pulsante e repleto de inovação destacou o potencial empreendedor que impulsiona a economia digital. Startups de diferentes setores e propostas se uniram para compartilhar ideias e buscar colaborações em um cenário dinâmico e inspirador.
Esses encontros são vitais não apenas para as empresas emergentes participantes, mas também para o ecossistema como um todo. A troca de conhecimento e experiências entre as empresas inovadoras fortalece a comunidade empreendedora e estimula o surgimento de soluções criativas para desafios do mercado. O futuro promissor das startups reflete a constante busca por inovação e o espírito colaborativo presente nesse universo em expansão.
O Universo das Startups no WebSummit
É um cenário impressionante, que lembra um jogo no Maracanã, distribuído em seis enormes pavilhões no Riocentro. Nesses espaços, encontramos uma diversidade de estandes e palestras simultâneas sobre inovação, inteligência artificial e muito mais. Contudo, o que se destaca é a enorme vontade dos participantes de se tornarem protagonistas no cenário das empresas iniciantes.
Observa-se um interessante mix de grandes empresas e jovens empreendedores, de diferentes faixas etárias, todos sedentos por conhecimento e ávidos por apresentar suas ideias em pitches ao longo dos corredores. Cada um acredita ter em mãos uma solução urgente para questões da humanidade, buscando seu espaço no mundo empreendedor.
O ambiente das startups, conhecido por atrair investimentos bilionários em companhias que almejam se tornar unicórnios, é apenas a ponta do iceberg. Essas empresas de alto risco recebem aportes de Fundos de Venture Capital e Private Equity, favorecendo a inovação e a diversificação do mercado empresarial.
E quanto à coluna que aborda investimentos para o público em geral, a conexão é clara. Toda jornada empreendedora inicia-se de maneira simples, muito antes dos bilhões serem cogitados. No WebSummit, vemos um cenário repleto de idealistas empreendedores e investidores comuns, sugerindo a proletarização da participação no mercado das empresas emergentes.
Muitas dessas startups, com potencial para se tornarem unicórnios no futuro, se iniciam com investimentos modestos dos idealizadores, oriundos de recursos próprios ou de familiares e amigos. Nesse estágio inicial, outros investidores entram em cena, como os anjos e os investidores seed, aportando quantias menores e seu conhecimento para alavancar o negócio.
O ecossistema de investimentos se expande conforme as empresas avançam por diferentes fases de desenvolvimento. Não são apenas os mega investidores que participam desse ciclo; há também empresários aposentados e adeptos do crowdfunding, planejado para aproximar investidores leigos da dinâmica das empresas inovadoras. Nesse universo, a técnica se une à vontade de transformar ideias em realidade, impulsionando a inovação e o crescimento no mundo das startups.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo