Dispositivo inteligente Trackfy para capacetes e crachás, usado por empresas de tecnologia, transformação, plataforma em nuvem e Inteligência Artificial.
A Trackfy, empresa com sede em Salvador (BA) há quatro anos, se destaca no mercado com soluções tecnológicas de ponta focadas na segurança. Elas visam otimizar a produtividade de empresas que operam em setores considerados de alto risco.
Para atingir esses objetivos, a Trackfy utiliza uma combinação de equipamentos modernos e dispositivos de última geração, todos conectados por um sistema robusto e inovador. A empresa trabalha em estreita parceria com especialistas em tecnologia para garantir que suas soluções sejam sempre atualizadas e eficazes. Isso resulta em uma solução completa para os clientes, que podem se concentrar em seu negócio principal enquanto a Trackfy cuida da segurança de forma profissional e eficiente.
Foco em Tecnologia Avançada para Impulsionar a Segurança
A startup Trackfy se concentra em desenvolver soluções de segurança avançadas, integrando tecnologias de ponta para garantir a eficiência em ambientes desafiadores. Embora a empresa tenha como objetivo oferecer uma solução completa que abrange dispositivos e sistema em nuvem, a inovação principal reside no desenvolvimento de equipamentos captadores e algoritmos inteligentes. Estes dispositivos de captação, lançados em 2021, são projetados para serem utilizados em ambientes industriais considerados difíceis, permitindo que os dados coletados sejam transformados em informações ricas que identificam gargalos e promovem melhorias na produção.
A empresa foi fundada por Túlio Cerviño, engenheiro mecânico, e Félix Faria, cientista da computação, que ambos trazem experiência da indústria e uma visão de transformar a forma como gerentes de canteiros de obras e plantas industriais monitoram suas equipes. Por meio de tags, dispositivos de monitoramento que podem ser acoplados em capacetes e crachás, e uma plataforma em nuvem, a Trackfy consegue monitorar a integridade física dos trabalhadores em setores com riscos elevados, como petroquímico, siderurgia, mineração e construção civil. Além disso, a empresa está presente na lista das 100 Startups to Watch de 2024, reconhecendo seu potencial inovador no ecossistema brasileiro.
Cerviño, com passagens por empresas como Braskem e Bosch, teve a ideia de criar um processo manual de coleta de dados antes de se tornar empreendedor. Ele percebeu a falta de visibilidade sobre a localização e os riscos enfrentados por equipes em áreas de grande complexidade, inspirando o desenvolvimento da Trackfy. A união de sua experiência em hardware com a especialização de Faria em inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) fornece a base tecnológica para a solução da Trackfy.
A solução da Trackfy é composta por três elementos principais: as tags instaladas em capacetes e crachás, que enviam sinais sobre a posição dos funcionários em tempo real; captadores de dados espalhados pelo ambiente, que coletam essas informações e as enviam para a nuvem; e um sistema que hospeda, processa e transforma os dados em informações de fácil acesso e visualização para os gestores. Este monitoramento permite não apenas acompanhar o posicionamento dos colaboradores, mas também enviar alertas em caso de eventos críticos. O objetivo é reduzir o tempo de resposta e garantir que a equipe de emergência possa agir de forma imediata e coordenada.
Para alcançar este objetivo, a Trackfy opera no modelo SaaS (Software as a Service), no qual os clientes recebem os equipamentos em comodato e pagam uma mensalidade conforme o número de áreas e trabalhadores monitorados.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo