Instituições federais de educação receberão kits com livros doados pelo Senado. Mais de 400 títulos serão entregues pelo Ministério da Educação.
Representantes do Ministério da Educação (MEC) e reitores de Institutos Federais e Universidades gaúchas se reuniram no Senado Federal na manhã desta segunda-feira, 10 de junho, para discutir questões educacionais no Rio Grande do Sul.
A presença dos representantes do MEC e dos reitores de Institutos Federais e Universidades gaúchas demonstra o compromisso com o desenvolvimento da educação no Rio Grande do Sul. A troca de experiências e ideias durante a agenda no Senado Federal contribuirá para fortalecer o ensino superior no estado.
O Presidente da Comissão Temporária Externa e a Solidariedade ao Rio Grande do Sul
No encontro liderado pelo Senador Paulo Paim (PT-RS), Presidente da Comissão Temporária Externa para acompanhar as ações em relação à calamidade que afetou o Rio Grande do Sul, juntamente com a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, foi anunciada a doação de kits de livros para as instituições. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, enfatizou a importância da solidariedade ao povo gaúcho neste momento desafiador, destacando a necessidade de união e reconstrução para o Rio Grande do Sul.
Durante a reunião, o secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, mencionou as visitas do Presidente Lula e do Ministro da Educação, Camilo Santana, à região sul do país para acompanhar de perto a situação e fornecer suporte ao povo gaúcho. Brasil ressaltou a comoção causada pela tragédia e a importância do governo federal em contribuir para a reconstrução do Rio Grande do Sul, com foco nas universidades e institutos de ensino.
O Senado Federal demonstrou seu apoio ao Rio Grande do Sul ao doar 400 títulos de obras para as bibliotecas das instituições educacionais gaúchas, abrangendo temas como história, cultura, política e legislação. Os reitores das universidades gaúchas, incluindo a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estiveram presentes na reunião, juntamente com representantes dos Institutos Federais, reforçando o compromisso com a reconstrução do estado.
Neste momento de crise, a atuação conjunta do Ministério da Educação, da Presidência e da Comissão Temporária Externa é fundamental para apoiar o Rio Grande do Sul na superação dos desafios e na construção de um futuro mais resiliente e educacionalmente forte. A solidariedade e a cooperação entre as instituições e a sociedade são essenciais para garantir a reconstrução do Rio Grande do Sul e o bem-estar de sua população.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo