O evento começa nesta terça-feira, 29, com a terceira e última etapa do Grupo de Trabalho de Educação do G20, onde o estande do Ministério da Educação apresenta políticas e ações de sua Pasta e colaboração com a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e o Ministério da Educação. A Reunião Global de Educação do G20 também ocorre.
O Ministério da Educação (MEC) está à frente das atividades da Semana Ceará: Centro Global da Educação, que começa nesta terça-feira, 29 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). As atividades visam aprimorar a Educação, tanto em nível nacional quanto internacional. A primeira atividade da semana, que acontece até 2 de novembro, será a reunião técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20.
A Semana Ceará: Centro Global da Educação conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais para discutir políticas educacionais eficazes. Espera-se que as discussões contribuam para o desenvolvimento de novas estratégias de Educação para as próximas gerações. A iniciativa é uma oportunidade de fortalecer a colaboração internacional e compartilhar experiências inovadoras na área de Educação.
Desenvolvimento de Políticas Educacionais Globais
Nesta terceira e última etapa do Grupo de Trabalho (GT) de Educação neste ano de presidência brasileira, o foco está nas discussões sobre a valorização dos professores, o conteúdo digital e a engajamento escola-comunidade. No contexto técnico desta reunião da terça-feira (29), o G20 revisitará o tópico de conteúdo digital, explorando boas práticas de escolas em todo o mundo. O GT de Educação contará com a participação de delegados de membros do G20, incluindo África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana, além de países convidados como Angola, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Noruega, Portugal e Singapura. Além disso, participarão organismos multilaterais como a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre outros. Durante o dia, haverão reuniões bilaterais entre o Ministério da Educação (MEC) e chefes de Estado de diversos países. As atividades do primeiro dia terminarão com um jantar de ministros da Educação do G20 na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. Localizada no Nordeste do Brasil, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é um centro de pensamento, inovação, experimentação e produção de conhecimento sobre gastronomia e cultura alimentar. Sendo um centro de referência no campo da cultura, da educação, da economia criativa, da juventude e do turismo do Governo do Estado do Ceará, integra uma série de ações. Agenda – As atividades do G20 na semana Ceará: Centro Global de Educação continuarão nos dias 30 e 31 de outubro. Logo em seguida, ocorrerá a Reunião Global de Educação (GEM, na sigla em inglês), organizada em parceria com a Unesco, de 31 de outubro a 2 de novembro. Estande – O MEC tem dois estandes no Centro de Eventos do Ceará sobre o programa Pé-de-Meia e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Os espaços apresentam as principais políticas e ações da Pasta, por meio de vídeos e materiais impressos.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo