Novas camisas da seleção brasileira foram oficialmente lançadas pela fornecedora do Brasil com um novo escudo e design que se encaixa perfeitamente ao redor do mundo.
Não é novidade para ninguém que a seleção brasileira é uma das mais tradicionais e vitoriosas equipes de futebol do mundo. Com cinco títulos da Copa do Mundo no currículo, a seleção brasileira sempre desperta a atenção dos fãs de futebol ao redor do globo. A nova coleção de uniformes, que trazem um design arrojado e inovador, certamente serão um sucesso de vendas entre os torcedores mais apaixonados.
A seleção canarinho sempre teve um papel importante na cultura esportiva do Brasil, representando a paixão nacional pelo futebol. Os jogadores que tem a honra de vestir a camisa da equipe nacional sabem da responsabilidade que carregam nas costas, e o novo uniforme certamente irá inspirar novas gerações de atletas a sonharem em um dia representar a seleção brasileira nos gramados do mundo. A tradição e a inovação caminham juntas nesse novo capítulo da história da equipe nacional.
.
Novos Uniformes da Seleção Brasileira
Para mim, porém, são as peças mais feias pelo menos desde 2011, quando, por algum motivo, a fornecedora do Brasil achou que seria uma boa ideia colocar inexplicáveis faixas horizontais no peito dos mantos. Em seu press release, a Nike diz que a nova camisa amarela ‘traz o pulsante ritmo da música brasileira e a exuberância das araras’, além de ‘incorporar elementos das paisagens icônicas do Pão de Açúcar e das famosas praias do país’. Já a azul, de acordo com a empresa, é ‘inspirado na natureza local’, com a ‘estampa de ondas na parte frontal da camisa celebra as famosas praias e litorais do país’. Tudo um grande ‘blá-blá-blá’ publicitário para tentar driblar o fato de que o uniforme 1 é uma versão piorada da camisa 3 do América-MEX de 2021, como mostro abaixo. Já o uniforme 2 lembra um Perfex, o famoso pano multiuso para limpeza. Minha opinião é que as novas peças da Nike são um desrespeito à seleção brasileira, principalmente se for feita uma comparação com o ótimo trabalho feito pela marca norte-americana com as equipes nacionais de outros países. Vou ilustrar abaixo, mostrando alguns lançamentos da fornecedora feitos na última segunda-feira.
Inglaterra
As novas 1 e 2 são tão bonitas que deveriam ser colocadas em um museu. Além disso, elas, sim, tiveram uma campanha publicitária bem pensada, usando jogadores, e não ‘anônimos’ gerados no Photoshop, para mostrar os uniformes.
França
A nova camisa 1 mostra o local em que deve ficar o escudo numa camisa de futebol: do lado esquerdo, e não centralizado. Desde 2004 o Brasil não tinha uniformes com o distintivo centralizado. Duas décadas depois, esse ‘fantasma’ agora volta a assombrar…
Portugal
Ao invés de ‘enrolar’ falando que se inspirou na ‘natureza’, nas ‘ondas’ e nas ‘praias’, que tal pensar em mais camisas como essa de Portugal? Os famosos azulejos portugueses possuem um desenho icônico e que encaixa perfeitamente no uniforme 2 dos lusos.
Nigéria
Outro uso muito interessante de elemento cultural para elevar a categoria de camisa. ‘Naija‘ é como se diz Nigéria em Pidgin, o idioma que ‘une’ as diferentes tribos que formam o importante país africano. Acerto grande da Nike no novo uniforme 1 das ‘Super Águias’.
Coreia do Sul
A nova camisa 2 da Coreia do Sul é, na minha visão, a mais bonita das novas coleções da Nike para 2024. Ela foi inspirada nos famosos artesanatos de madrepérola do país asiático, em outra referência muito melhor pensada do que as ‘praias’ e as ‘ondas’ do Brasil. Para encerrar, devo ser justo e admitir que a Nike também errou feio em algumas outras camisas ao redor do mundo. O novo uniforme 1 da Croácia, por exemplo, ficou pavoroso.
Uma pena, já que é uma das peças mais icônicas do futebol.
Próximos Jogos da Seleção Brasileira:
- Inglaterra (F) – 23/03, 16h (de Brasília) – Amistoso
- Espanha (F) – 26/03, 17h (de Brasília) – Amistoso
- México (F) – 08/06, a definir – Amistoso
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo