Menor umidade relativa do ar: 13,5% na estação na Sé, centro, durante onda quente, aumento das temperaturas relativas ao ar.
Calor intenso faz Estado emitir alerta Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão A onda de calor que tem provocado aumento das temperaturas em vários Estados do Centro-Sul do País fez a Defesa Civil de São Paulo decretar, na tarde desta segunda-feira, 19, estado de alerta para a capital paulista por conta do tempo quente.
As altas temperaturas e o clima quente e seco têm preocupado as autoridades locais, que estão monitorando de perto a situação. É importante manter-se hidratado e evitar exposição prolongada ao sol nestes dias de calor intenso.
Temperaturas Quentes e Umidade Baixa Preocupam São Paulo
Segundo o órgão competente, as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar têm sido motivo de preocupação em São Paulo. A menor umidade registrada foi de 13,5%, na estação da Sé, por volta das 17h. Regiões como Perus e Itaquera também apresentaram índices baixos, com 19% e 17%, respectivamente. Com o aumento gradual das temperaturas, o estado de alerta da Defesa Civil passou para ‘observação’ no fim da tarde.
Onda de Calor e Aumento das Temperaturas
A cidade de São Paulo tem enfrentado uma onda de calor, com temperaturas altas e um aumento significativo das temperaturas. No último sábado, a umidade relativa do ar atingiu o menor índice dos últimos três anos, com 20,5%. No domingo, o registro foi ainda mais baixo, com 13,2%. O mês já acumula um volume de chuva acima do esperado para agosto.
Impacto do Tempo Seco na Cidade
O tempo seco tem sido uma constante na cidade nos últimos dias, com baixa umidade do ar e altas temperaturas. Essa condição meteorológica favorece a propagação de queimadas e incêndios, além de aumentar a concentração de poluentes nos centros urbanos. A previsão para os próximos dias é de temperaturas máximas acima de 30°C e umidade do ar abaixo dos 30%.
Previsão do Tempo para São Paulo
Na terça-feira, o calor continuará intenso, com mínima de 16°C e máxima de 30°C. A entrada de uma brisa marítima no fim da tarde e à noite trará um alívio temporário do calor e elevará os níveis de umidade. A quarta-feira seguirá com altas temperaturas, com formação de névoa seca e máxima de 30°C. O calor persistirá até o fim da semana, quando uma nova frente fria poderá trazer uma queda nas temperaturas.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo