Primeira faixa exclusiva azul para motocicletas na capital fluminense, reformada pela CET-Rio para controle operacional na autoestrada.
A metrópole do Rio de Janeiro está implementando uma inovação para os motociclistas a partir desta segunda-feira (19). Uma faixa dedicada será aberta na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, no sentido Lagoa, proporcionando mais segurança e fluidez para os motociclistas que transitam pela região.
Essa iniciativa visa melhorar a mobilidade urbana e garantir um deslocamento mais eficiente para os motociclistas que utilizam suas motocicletas diariamente. A faixa exclusiva é um passo importante para a valorização e segurança dos motociclistas na cidade maravilhosa.
Melhorias para Motociclistas na Cidade do Rio de Janeiro
De acordo com informações da prefeitura, um novo projeto foi desenvolvido com o intuito de promover a segurança dos motociclistas e otimizar o fluxo de veículos na região. A iniciativa, que possui caráter experimental, consiste em disponibilizar uma faixa exclusiva com dois quilômetros de extensão, permitindo que os motociclistas transitem pela chamada ‘faixa azul’.
Implementação da Faixa Azul para Motociclistas
O anúncio sobre a novidade foi realizado pela CET-Rio, por meio do Centro de Operações Rio. A escolha do local para a inauguração desse novo modelo de tráfego na capital fluminense foi estratégica, considerando o alto índice de acidentes registrados na região. Além disso, a proximidade da base operacional da CET-Rio, localizada a menos de 3 quilômetros, facilitou a decisão.
Reformas na Autoestrada para Melhorias na Mobilidade
A autoestrada passou por reformas que resultaram na ampliação da largura da pista, juntamente com a recuperação da pavimentação. Essas mudanças visam proporcionar um ambiente mais seguro e adequado para os motociclistas e demais condutores que transitam pela região.
Importância da Segurança para Motociclistas
De acordo com dados da CET-Rio, os motociclistas e passageiros de motocicletas correspondem a 44% das vítimas de acidentes no trecho da Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell. Aproximadamente 600 motocicletas circulam por hora no trecho entre Lagoa e Barra, sendo que 41,9% delas estão envolvidas em situações de risco.
Monitoramento e Controle para Prevenção de Acidentes
Uma das principais ações que resultam em acidentes envolvendo motociclistas é a mudança de faixa, além da circulação pelo acostamento ou entre os veículos. Com a implementação da faixa exclusiva e o monitoramento por câmeras, será possível acompanhar de perto a aplicação dessa nova medida, visando a segurança e o bem-estar dos motociclistas na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo