Ministro ameaça multar site por contas ‘antidemocráticas’. Moraes reitera decisão judicial.
A plataforma Y divulgou hoje (17), por meio de uma publicação na própria rede, que encerrará suas atividades no Brasil.
A decisão foi tomada após uma série de polêmicas envolvendo o ministro Moraes. Alexandre de Moraes. Ainda não foram divulgados maiores detalhes sobre o impacto dessa medida no mercado digital brasileiro.
Decisões Judiciais Envolvendo Alexandre de Moraes
De acordo com informações recentes, o serviço continuará acessível aos usuários do país. Uma mensagem divulgada destaca que a continuidade está relacionada a decisões judiciais proferidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em um despacho, o ministro teria ameaçado aplicar multas e até mesmo prender a responsável pelo escritório do Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por não cumprir as determinações judiciais.
Em um post compartilhado no último sábado, foi divulgada uma cópia digital da suposta decisão atribuída a Moraes. O documento segue em sigilo, e o portal de notícias G1 está em busca de confirmar a veracidade junto ao tribunal. O texto atribuído ao ministro inclui um trecho que estabelece uma multa diária de R$ 20.000,00 à administradora da empresa, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, além da decretação de prisão em caso de desobediência judicial.
O comunicado do X ressalta a falta de resposta aos recursos apresentados ao Supremo Tribunal Federal, a ausência de informação ao público brasileiro sobre as ordens judiciais e a falta de responsabilidade ou controle da equipe brasileira sobre o bloqueio de conteúdo na plataforma. Diante disso, a decisão de encerrar as operações no Brasil foi tomada para proteger a segurança da equipe, mantendo o serviço disponível para a população.
O X expressa tristeza pela necessidade de encerrar as atividades no país, atribuindo a responsabilidade exclusivamente a Alexandre de Moraes. O comunicado destaca a incompatibilidade das ações do ministro com os princípios de um governo democrático, instando o povo brasileiro a escolher entre democracia e as ações de Moraes.
Recentemente, Moraes emitiu decisões para bloquear perfis que veiculavam mensagens antidemocráticas ou de ódio contra autoridades. Apesar das determinações, a empresa não teria cumprido as ordens, resultando em uma multa elevada por descumprimento. O empresário Elon Musk, dono da plataforma, chegou a criticar Moraes em publicações em abril, ameaçando reativar contas bloqueadas anteriormente.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo