Brasil é destaque em lista da Times Higher Education com 69 universidades da América Latina no TOP 100.
A _Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro_ e a _Universidade Federal do Rio Grande do Sul_ não deixam de figurar na lista de melhores universidades da América Latina. A _Universidade Estadual Paulista_ e a _Universidade Federal de Santa Catarina_ também figuram entre as primeiras colocações. O ranking da _Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro_ não foi alterado, mantendo-se em terceiro lugar.
A _Universidade do Chile_ permanece em quarto lugar, enquanto a _Universidade Tecnológica de Monterrey_ é a única na América Latina a figurar entre as 50 melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking de 2024 da _Times Higher Education._ A _Pontifícia Universidade Católica do Chile_ voltou a ocupar o segundo lugar no ranking da _Universidade Federal do Rio de Janeiro_ e permaneceu em terceiro lugar na lista de melhores universidades da América Latina.
Desafios e conquistas da Universidade no ranking da Times Higher Education
A Universidade chilena tem sofrido uma série de desafios, e, no entanto, sua classificação no ranking da Times Higher Education vem sendo um assunto de grande interesse. No entanto, essa instituição caiu três posições, e o pódio foi completamente dominado por Universidades brasileiras. Isso tem levado a uma reflexão sobre a Universidade e o seu papel em meio a uma lista de instituições de ensino superior da América Latina.
A Universidade de São Paulo (USP) foi a grande campeã, alcançando a segunda colocação no ranking, após ter se classificado em 2023. A Universidade de Campinas (Unicamp) também teve um desempenho notável, alcançando a terceira colocação no mesmo ano. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a quarta colocada em 2023 e se tornou a terceira colocada no ranking, após alcançar a décima primeira colocação no mesmo ano.
Pontifícia Universidade Católica do Chile, por sua vez, se destacou como uma das principais instituições de ensino superior da América Latina. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o Tecnológico de Monterrey (México), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade do Chile, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também estão entre as principais instituições de ensino superior da lista.
A Universidade brasileira se destacou devido a uma nova métrica de influência em pesquisas, que permitiu o país demonstrar sua excelência em área de pesquisa. Além disso, a Universidade brasileira é o país mais representado no TOP 100, com 69 instituições classificadas. Os critérios utilizados para avaliar e ranckear as instituições foram: Ambiente de aprendizagem, volume, investimento e reputação na área de pesquisas, qualidade de pesquisa, perspectiva internacional, indústria (renda e patentes), e vídeos de educação.
A Universidade de São Paulo se destacou por suas conquistas no ranking da Times Higher Education. Com sua Universidade de São Paulo, foi a grande campeã, alcançando a segunda colocação no ranking, após ter se classificado em 2023. A Universidade de Campinas (Unicamp) também teve um desempenho notável, alcançando a terceira colocação no mesmo ano.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi uma das instituições mais bem colocadas no ranking, alcançando a décima primeira colocação em 2023 e se tornando a terceira colocação no mesmo ano. Enquanto isso, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) estiveram entre as principais instituições de ensino superior da lista.
A Universidade do Chile e o Tecnológico de Monterrey (México) também tiveram um desempenho notável, alcançando a décima segunda e décima terceira colocação, respectivamente. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por sua vez, foi uma das principais instituições de ensino superior da América Latina, alcançando a décima quarta colocação no ranking.
A Universidade brasileira tem sido um dos principais fatores de sucesso no ranking da Times Higher Education. A nova métrica de influência em pesquisas, que permite ao país demonstrar sua excelência em área de pesquisa, foi um dos principais fatores de sucesso da Universidade brasileira. Além disso, a Universidade brasileira é o país mais representado no TOP 100, com 69 instituições classificadas.
Os critérios utilizados para avaliar e ranckear as instituições foram: Ensino (ambiente de aprendizagem), volume, investimento e reputação na área de pesquisas, qualidade de pesquisa, perspectiva internacional, indústria (renda e patentes), e vídeos de educação. A Universidade brasileira tem sido um dos principais fatores de sucesso no ranking da Times Higher Education. A Universidade brasileira tem sido um dos principais fatores de sucesso no ranking da Times Higher Education.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo