O Ibovespa teve o 10º melhor desempenho das maiores altas no mês passado entre os 26 principais índices da bolsa.
No mês de agosto, os Índices de bolsa apresentaram movimentações significativas. O Ibovespa teve um crescimento de 2,5%, refletindo a confiança dos investidores. Esses Índices são essenciais para acompanhar o mercado financeiro e tomar decisões estratégicas. desempenho financeiro de Vibra Energia
Além disso, o ranking das melhores carteiras de investimento também teve destaque no último mês. Diversificar os investimentos é fundamental para obter bons resultados e se proteger de possíveis oscilações nos Índices de mercado. Manter uma carteira bem equilibrada é a chave para o sucesso financeiro a longo prazo.
Índices de bolsa: Destaques do mês e do ano
Dos 26 principais índices da bolsa, o Ibovespa ficou apenas em 10º lugar das maiores altas no mês passado. No ano até julho, porém, apenas quatro deles estão no azul, sendo que três não são de ações da bolsa brasileira. Em julho, o índice que teve o melhor desempenho da bolsa foi o UTIL, que reúne ações prestadoras de serviços, também chamadas de ‘utilities’. Por tratarem-se de empresas que têm uma demanda praticamente perene, essas companhias acabam assumindo um caráter mais conservador. No entanto, em julho, duas movimentações ajudaram a puxar esse índice para cima e garantiram uma alta de 6,46% do UTIL. As ações de maior participação nele são a Eletrobras, com 16,1% e a Sabesp, com 15,9%.
No mês passado, as ações da Eletrobras subiram 10,38%, com notícias de que o governo estaria negociando a troca de parte de suas ações na companhia pelo controle total da Eletronuclear, o que animou o mercado. A Sabesp, por sua vez, concluiu seu processo de privatização, o que fez com que os papéis da companhia subissem 17,7% em julho. No ano, porém, o UTIL ainda não conseguiu ficar no azul. De janeiro até julho, o índice acumula uma queda de 0,5%. Ainda assim, é a queda mais branda entre os 22 índices da bolsa que estão no vermelho.
Outro índice que teve um bom desempenho em julho foi o IMOB, que reúne ações dos setores da atividade imobiliária, como construção civil, intermediação imobiliária e exploração de imóveis. Em julho, ele teve uma alta de 4,82%, garantindo o segundo lugar entre as maiores valorizações do mês. As ações de maior participação nesse índice são as da Allos, com 21,3%; da Multiplan, que representam 15% do índice; da Cyrela, com 12% e do Iguatemi são 10,6%. Em julho, todas essas registraram alta, o que ajudou a puxar o índice para cima. No ano, porém, o IMOB é o segundo índice com a maior queda. De janeiro a julho, ele acumula um recuo de 12,83%.
Quem completa o ‘top 3’ dos índices com a maior alta no mês passado é o INDX. A carteira reúne ações do setor industrial e registrou alta de 4,43% em julho. As companhias de maior peso nele são a WEG, com quase 20%; a Ambev, com 13,1%; a JBS, com quase 10%, a Suzano, com 9,1% e a Embraer, com 7,8%. No mês passado, a fabricante de aeronaves foi a ação do Ibovespa com a maior alta da bolsa, com 21,19% de avanço. A Embraer chamou a atenção de analistas e investidores após fechar bons contratos, tanto na aviação comercial de pequeno porte quanto na militar, o que garantiu a alta consistente. Na sequência de maiores altas no mês, veio a WEG, com valorização de 20,23% após a publicação de bons resultados operacionais.
Esses resultados ajudaram a puxar o INDX para cima não só no mês como também no ano. Afinal, as duas companhias vêm apresentando altas muito consistentes ao longo de 2024. Com isso, o INDX acumulou alta de 8,12% de janeiro até julho, sendo o segundo melhor índice da bolsa até então. Quais outros sobem no ano? Além do INDX, outros três índices da bolsa brasileira sobem no ano.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo