FGV e Toluna mostram: clientes veem bancos melhor, corretoras pior, em estudo recente.
Como está o atendimento prestado pela sua operadora de telefonia? E pela sua seguradora? Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES) em colaboração com a Opinion Box, revelou que, nos últimos seis meses, a satisfação dos clientes em relação ao atendimento das operadoras de telefonia aumentou.
E você, como tem avaliado a assistência da sua operadora de TV a cabo? E o suporte da sua loja online favorita? Um estudo conduzido pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ABDC) em conjunto com a MindMiners, indicou que, nos últimos nove meses, a percepção dos consumidores em relação à assistência das operadoras de TV a cabo tem se mantido estável. levantamento
Estudos sobre Atendimento no Setor Financeiro
No que diz respeito às corretoras e plataformas de investimento, percebe-se uma mudança na percepção dos clientes em relação ao atendimento prestado. O Índice de Qualidade de Atendimento dos bancos apresentou um avanço de 1,60% nos últimos 12 meses, indicando uma melhoria na avaliação dos correntistas de forma geral. Entre os cinco bancos analisados, quatro registraram uma evolução em suas avaliações, sendo que um deles se destacou acima dos demais. O Itaú, por exemplo, elevou sua nota de 3,73 para 4,16, enquanto os demais apresentaram melhorias mais discretas. Por outro lado, a Caixa teve uma queda na avaliação, passando de 3,91 para 3,64.
No segmento das plataformas, o índice de qualidade de atendimento registrou uma queda de 1,40% no último ano. No entanto, a maioria das corretoras obteve uma avaliação mais positiva. Das oito plataformas avaliadas, cinco apresentaram uma evolução em suas notas, com destaque para a Toro, que subiu de 3,84 para 4,49. Por outro lado, o BTG Pactual teve uma queda mais expressiva em sua avaliação, passando de 4,08 para 3,60.
Os critérios avaliados nesse estudo incluem eficiência, disponibilidade, realização, privacidade, responsabilidade, aconselhamento, contato, valor percebido e lealdade. Dentre esses critérios, a eficiência e a realização foram os que mais se destacaram positivamente nos últimos 12 meses, com melhorias de 15,66% e 13,87% no índice geral, respectivamente. Por outro lado, disponibilidade, privacidade e contato foram os critérios que apresentaram uma piora mais significativa em suas avaliações, com quedas de 11,59%, 10,12% e 10,68%, respectivamente.
Esses resultados refletem a importância do atendimento ao cliente no setor financeiro e ressaltam a necessidade de as empresas continuarem investindo em melhorias nesse aspecto para garantir a satisfação e fidelização de seus clientes.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo