No Miramar bairro, da colina humilde de Antofagasta, visita ge ex-casas clube: modesto “de garotos” e “ANFA” amador. Linhas tortas, piso assimétrico, campeonatos de formação. Centros de treinadores formaram cinco-vezes campeão jovem miramar, líderes de terra. Público apoiou clube Deportes Antofagasta, sua melhor marca: jogador miramar, campeão seis vezes seguido. Final de semana, amigos esperam.
Em Antofagasta, no Chile, o termo ‘tortas’ no futebol não remete a Garrincha e suas pernas, mas sim a Erick Pulgar e suas origens. No humilde bairro de Miramar, na encosta da colina que toma conta de toda a paisagem da cidade a 1.336km ao norte da capital Santiago, foi onde o volante do Flamengo nasceu e desenvolveu o talento para o futebol.
No coração de Miramar, os moradores orgulham-se de contar a história de Erick Pulgar e suas raízes naquelas ruas estreitas e acolhedoras. Em cada esquina, o nome do pulgar jogador é lembrado com carinho e admiração. O talento singular de Erick Pulgar, cultivado nas ruas de Miramar, brilha nos gramados do Flamengo e emociona a todos os fãs do esporte.
O início da carreira de Erick, o Pulgar
Nos primeiros anos, os passos de Erick, o Pulgar, foram traçados por linhas tortas em um piso assimétrico no modesto bairro de Miramar Suldeste. O clube de bairro, com sua história humilde desde 1945, oferecia um espaço limitado, cercado por paredes, onde o jovem talento poderia se desenvolver. Antes de 2018, o ‘campo’ era mais uma quadra, metade cimento, metade asfalto, antes de se transformar em um campo com grama sintética.
Era nesse ambiente peculiar que o tímido Pulgar encontrava liberdade e passava horas aprimorando suas habilidades. Desde os 6 anos, ele se envolveu com a quarta infantil da ANFA em Antofagasta, nesta categoria amadora da região. Seu pai, Seu Pablo, também treinador, testemunhou o talento do garoto como volante central, desempenhando o papel de 8, como é conhecido no Chile.
Com seu pai como treinador, Pulgar se destacou em um time de garotos do Miramar. Juntos, conquistaram cinco campeonatos consecutivos, com Pulgar sendo eleito o melhor jogador em uma dessas ocasiões. O interesse de clubes profissionais começou a surgir, mas a ligação do jovem jogador com seu clube de origem era forte.
Além dos gramados do Miramar, Pulgar desfrutava do campo de terra público no bairro de Miramar, onde brincava com os amigos. A vista desse local contrastava com o impressionante estádio Calvo y Bascuñán, que ele logo passaria a frequentar. Aos 15 anos, o Deportes Antofagasta, clube da cidade, finalmente o convenceu a dar o salto para o futebol mais competitivo.
Mesmo após ingressar no clube profissional, Pulgar mantinha suas raízes, jogando no time amador do Miramar Suldeste aos finais de semana. Sua transição para um formato mais profissional envolveu caminhadas de 30 minutos morro abaixo para os treinos, marcando seu comprometimento e determinação.
O percurso de Erick, o Pulgar, é um testemunho da paixão e dedicação necessárias para se tornar um talento no mundo do futebol. Sua jornada, que começou nas ruas modestas do bairro de Miramar, o levou a se tornar um destaque no cenário esportivo, sempre lembrando de suas origens humildes.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo