Estudantes de São Mateus, Norte-ES, jogam “Xadrez na Escola”. Concentração, raciocínio e prática de jogo lógico. Fundamentos e ideias de gamas relacionam conhecimentos básicos. Dinâmico aprendizado respeito ideia. Erros e avaliação enfatizam amadurecimento esportivo. Raciocínio, lógico, desempenho.
‘A prática do xadrez tem contribuído significativamente para o desenvolvimento dos alunos. O xadrez estimula o raciocínio lógico, a tomada de decisões e a resolução de problemas’, diz Raquel Oliveira, professora de Educação Física da Escola Estadual Professor Lourival Oliveira Soares, situada em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.
A inclusão do xadrez no currículo escolar, além de promover o xadrez como esporte, ajuda os alunos a desenvolverem habilidades cognitivas e socioemocionais. Além disso, o chess é uma atividade divertida que estimula a concentração e a criatividade dos estudantes. O xadrez pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho acadêmico e as relações interpessoais’, destaca Oliveira, enfatizando a importância do xadrez como uma ferramenta educacional.
Integrando o Xadrez ao Ambiente Escolar
O colégio implementou o projeto ‘Xadrez na Escola’ em 2024, direcionado aos alunos do 6º ao 9º ano. Com um total de 40 estudantes envolvidos, as atividades ocorrem na biblioteca da escola. Os gêmeos Daniel e Miguel Pereira participam ativamente desde o início. Daniel enfatiza a importância da concentração no xadrez, onde o silêncio é primordial. Ele destaca a necessidade de cálculos precisos para cada jogada. Por outro lado, Miguel observou uma melhoria significativa em seu raciocínio lógico desde que começou no projeto.
Explorando os Fundamentos do Xadrez
Além das estratégias de jogo, o xadrez tem aprimorado o desempenho acadêmico dos jovens, segundo o professor de história, Ytalo Pimenta. Ele ressalta que o xadrez vai além da lógica da matemática, abrangendo uma ampla gama de conhecimentos históricos. Ytalo compartilha que os estudantes perceberam a relação do xadrez com a estrutura feudal, evidenciando reis, rainhas e bispos, o que enriquece seu conhecimento histórico.
Desenvolvendo Habilidades por Meio do Xadrez
O professor Cleber Caliman, que divide a instrução com Ytalo, destaca como o xadrez promove o amadurecimento e o aprendizado por meio dos erros cometidos no jogo. Ele enfatiza que a análise dos erros leva a uma avaliação construtiva para aprimorar o desempenho. O projeto também aborda os fundamentos matemáticos, como mencionado pela professora Luysa Freitas, que destaca a relação dinâmica entre o esporte e a disciplina.
Expandindo Horizontes com o Xadrez
A diretora do colégio, Eliane Roncatto, observa o crescente interesse dos alunos pelo projeto e já considera expandir o espaço para as atividades de xadrez. A adesão crescente dos estudantes motiva a equipe a fomentar ainda mais a prática do xadrez na escola. A secretária de Educação, Simone Cassini, destaca a transformação na percepção dos estudantes e familiares em relação ao projeto, ressaltando sua importância como uma atividade que une escola e família de forma singular.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo