Ministro Santana lança programa Pé-de-Meia com investimento de R$ 304 milhões. Pagamento da primeira parcela iniciou na terça-feira.
O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou no estado, nessa quarta-feira, 27 de março, o programa Pé-de-Meia, no Centro de Convenções do Amazonas, em Manaus (AM). A iniciativa oficializa a participação do Amazonas na poupança do ensino médio, que poderá beneficiar mais de 105 mil alunos, com a previsão de investimento de R$ 304 milhões.
Os estudantes do Amazonas terão a oportunidade de se beneficiar do programa Pé-de-Meia, que visa incentivar a educação financeira e contribuir para o desenvolvimento escolar dos jovens. A parceria entre o governo estadual e o Ministério da Educação reforça o compromisso com a valorização da escola e a promoção de melhores condições de ensino para os alunos.
Estimativa de Alunos Atendidos pelo Programa Pé-de-Meia
A estimativa considera o Censo Escolar 2022. O número definitivo será atualizado após apuração das matrículas de 2024 e atualização da base do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Interesse do Presidente da República pelos Alunos do Pé-de-Meia
Camilo Santana destacou, em seu discurso, que o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem um carinho muito grande pelo Pé-de-Meia e, todos os dias, quer saber as novidades do programa. ‘Foi uma determinação do Presidente Lula olhar para as pessoas e cuidar delas.
Impacto da Educação na Vida dos Jovens
Não tem outro caminho para um país se desenvolver, se transformar em um país justo, de oportunidades, a não ser pela educação, que transforma a vida das pessoas. A educação é a esperança de ter uma vida digna e uma vida melhor. Todo pai, toda mãe quer o melhor para os seus filhos, que eles possam ter um futuro bom, e o futuro é através da escola e da educação.
Números Expressivos de Estudantes no Amazonas
Aqui, no estado, estão aptos a participar dessa primeira etapa em torno de 105 mil jovens, 74 mil jovens já estão com as contas abertas na Caixa Econômica Federal aqui do estado do Amazonas. Quem nasceu em janeiro e fevereiro já recebeu os 200 reais ontem’, ressaltou.
Desafios na Educação Média Brasileira
O Ministro também lamentou o fato de 480 mil estudantes do ensino médio deixarem a escola anualmente no Brasil, a maioria por questões financeiras, assim como cerca de 69 milhões de brasileiros não terem concluído a educação básica no País. ‘O Amazonas tem 187 mil alunos nas escolas públicas do ensino médio.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo