Este assunto afeta terça-feira pré-sal pregão: trimestre atual, gás natural produção, paradas e manutenções perdas, ramp-up, pre-sal, pós-sal, petróleo derivados, querosene de aviação; utilização fator, refinarias, vendas internas.
Na Produção de Petrobras do primeiro trimestre, a empresa registrou um aumento de 3,7% na produção de petróleo, líquido de gás natural (LGN) e gás natural, totalizando 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia) dentro e fora do Brasil. O relatório de produção e vendas do período foi publicado pela estatal na última segunda-feira (29).
No relatório de Produção de Petrobras, destaca-se o aumento na produção diária de 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia), abrangendo petróleo, gás natural e outros. A Petrobras demonstra sua solidez e crescimento no segmento, reforçando sua posição no mercado internacional.
Produção de Petrobras;
A Produção de Petrobras no primeiro trimestre de 2024 se destacou com um crescimento significativo em sua produção diária. No Brasil, a empresa registrou um aumento de 3,9% em sua produção, atingindo a marca de 2,74 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Em termos específicos de petróleo líquido e LGN, a empresa extraiu 2,23 milhões de barris por dia, um incremento de 4,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, a produção de gás natural no mesmo trimestre atingiu 507 mil barris de óleo equivalente por dia, representando um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior.
No cenário internacional, a produção de óleo da Petrobras alcançou 33 mil barris por dia no primeiro trimestre, uma redução de 8,3% em comparação ao ano anterior. Esse declínio foi atribuído em parte a perdas por paradas e manutenções. No entanto, a empresa compensou parte dessas perdas com o aumento da produção em alguns projetos, como os FPSOs Almirante Barroso e P-71, o ramp-up do FPSO Sepetiba, e a entrada em operação de novos poços no campo de Tupi, na Bacia de Santos.
A produção no pré-sal totalizou 1,857 milhão de barris por dia no primeiro trimestre, uma redução de 4,1% em relação ao trimestre anterior. Esse resultado foi impactado principalmente pelo aumento das perdas por paradas e manutenções. Já a produção no pós-sal foi de 343 mil barris por dia, uma queda de 10,4% em relação ao ano anterior, devido a fatores semelhantes.
No que diz respeito aos derivados de petróleo, a Petrobras aumentou sua produção para 1,75 milhão de barris por dia no primeiro trimestre, um aumento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O destaque foi para o crescimento na produção de diesel, que cresceu 6,4%, atingindo 699 mil barris por dia, e de gasolina, com um aumento de 5,1%, totalizando 391 mil barris por dia. Além disso, a produção de querosene de aviação teve um incremento significativo de 8,2%, alcançando 92 mil barris por dia.
Relatório de Produção e Vendas da Estatal;
Os dados do relatório de produção e vendas da Petrobras no primeiro trimestre reafirmam sua posição como uma das principais empresas do setor. Os derivados de petróleo representaram a maior parte da produção da empresa nesse período, com destaque para diesel, gasolina e querosene de aviação.
A empresa reportou um aumento na produção total de derivados, atingindo 1,75 milhão de barris por dia, representando um crescimento de 6,1% em relação ao ano anterior. O fator de utilização das refinarias também teve um aumento significativo, subindo sete pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando 92%.
No mercado interno, a Petrobras vendeu 1,64 milhão de barris de derivados, uma queda de 2,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. As vendas de diesel apresentaram um recuo de 3,4%, enquanto as vendas de gasolina caíram 6,8%, influenciadas pela sazonalidade e por mudanças regulatórias.
A empresa atribuiu o declínio nas vendas ao aumento do teor mínimo obrigatório de biodiesel no diesel, que passou de 12% para 14% em março de 2024, além da sazonalidade no consumo. Apesar desses desafios, a Petrobras continua a se destacar no mercado, buscando constantemente otimizar sua produção e estratégias de vendas.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo