Em Teixeira de Freitas, um novo hospital de referência da rede de saúde macrorregional contará com mais de 200 leitos. Ele oferecerá tratamento avançado para câncer, incluindo radioterapia, UTI e serviços de emergência. Investimentos em infraestrutura: hospital, redes, atenção, crónicas, unidades, termos: urgências, pronto atendimento, planeamento, expansão, PerSUS, acelerador linear, CNEN, energia nuclear. Beneficiará cerca de 800 mil pessoas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, estão presentes na inauguração, nesta sexta-feira (10), do hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas (BA).
A nova unidade de saúde, o hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas (BA), promete oferecer atendimento de qualidade à população local, contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde na região.
Hospital Estadual de Referência em Saúde e Clínica de Alta Complexidade
O hospital estadual, referência em saúde, será uma unidade de atendimento hospitalar de alta complexidade, oferecendo serviços de diagnóstico e tratamento em regime ambulatorial e de internação. A nova estrutura contará com leitos de terapia intensiva, atendendo tanto casos de urgência quanto eletivos. O investimento total no hospital foi de R$ 192,5 milhões, provenientes de recursos estaduais.
Expansão da Rede de Atenção em Saúde Pública
O hospital será parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), com especialidades como cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, saúde mental e hemodinâmica. Com 180 leitos disponíveis, incluindo 30 de UTI, a capacidade prevista é de mais de mil internações mensais, beneficiando cerca de 800 mil habitantes.
Avanços no Tratamento Oncológico e Radioterapia
O hospital Costa das Baleias oferecerá assistência em oncologia de alta complexidade, com consultas, exames, cirurgias oncológicas, quimioterapia e cuidados paliativos. Além disso, a rede de tratamento de câncer será ampliada em Teixeira de Freitas, com a instalação de um acelerador linear para radioterapia, aguardando a licença da CNEN. O investimento do Ministério da Saúde nesse projeto foi de R$ 12,9 milhões.
Investimentos em Saúde Pública e Expansão de Serviços
O hospital será um importante investimento em saúde pública na região, atuando como hospital de referência macrorregional. Integrado às redes de atenção às pessoas com doenças crônicas e urgências, será a retaguarda regional para atendimentos de menor complexidade, incluindo as UPAs. Com um planejamento cuidadoso e investimentos significativos, o hospital estadual se destaca como um marco na expansão dos serviços de saúde na região.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo