Organizações sem fins lucrativos promovem segurança alimentar e combatem desperdício no Brasil, com inscrições gratuitas em site.
O Prêmio Pacto Contra a Fome 2024 está com inscrições gratuitas para entidades sem fins lucrativos, organizações não institucionalizadas e negócios de impacto socioambiental que trabalham na promoção da segurança alimentar ou na redução do desperdício de alimentos, direcionando esforços para a segurança alimentar e a diminuição do desperdício de alimentos. Esta edição do Prêmio Pacto Contra a Fome busca reconhecer e apoiar iniciativas que contribuam para a garantia de alimentação adequada para todos.
Participar do Prêmio Pacto Contra a Fome é uma oportunidade única para destacar o trabalho de organizações comprometidas com a segurança alimentar e a redução do desperdício de alimentos. A premiação visa incentivar a inovação e o impacto positivo na sociedade, reconhecendo o esforço e a dedicação das entidades em prol da alimentação sustentável e do combate à fome.
Prêmio Contra a Fome: Reconhecimento e Visibilidade
As inscrições gratuitas para o Prêmio Contra a Fome estarão abertas até o dia 19 de agosto, através do site da premiação. O objetivo principal é reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que se dedicam ao combate à fome e ao desperdício de alimentos no Brasil. Nesta edição do Prêmio Pacto Contra a Fome, serão destacadas duas categorias principais: promoção da segurança alimentar e redução e/ou reversão do desperdício de alimentos.
O prêmio visa contemplar seis iniciativas que se destacarem, cada uma recebendo o valor de R$ 100 mil. A CEO do Pacto Contra a Fome, Rosana Blasio, destaca a importância de fortalecer ações que atuem nesses desafios, contribuindo para a redução das desigualdades e promovendo a transformação dos sistemas socioambientais alimentares no Brasil.
A premiação é uma iniciativa do Instituto Pacto Contra a Fome, em parceria com três agências da ONU: UNESCO, FAO e WFP, além do apoio do Instituto XP, do grupo XP Inc. Em 2024, o Prêmio Pacto Contra a Fome está aberto para inscrição de negócios de impacto socioambiental, com a ressalva de não permitir o repasse de dividendos aos acionistas como critério de participação.
Uma novidade desta edição é a igualdade de tratamento entre ações emergenciais e estruturantes. Rosana explica que serão premiadas três iniciativas em cada categoria, considerando critérios como relevância, impacto, escalabilidade, replicação e colaboração entre os envolvidos.
Para garantir diversidade e representatividade, critérios de priorização foram estabelecidos. Pontuações adicionais serão atribuídas a iniciativas lideradas por mulheres ou por pessoas pretas, pardas ou indígenas, assim como a ações realizadas em comunidades específicas, como indígenas, quilombolas, entre outras. O foco também está nas regiões Norte e Nordeste, onde a insegurança alimentar é mais acentuada.
Na primeira edição do Prêmio Pacto Contra a Fome, realizada em 2023, seis iniciativas se destacaram: Orgânico Solidário (SP), Novo Sertão (PI), Cáritas Brasileira (RR), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (PE), Associação Good Truck Brasil (PR) e Associação de Resgate da Dignidade Humana (RO). A premiação busca impulsionar ações que promovam a segurança alimentar e combatam o desperdício, visando transformar os sistemas alimentares no Brasil.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo