São Paulo e Nacional decidem quem avança às quartas da Libertadores, uma das maiores noites marcadas pelas oitavas.
Uma das maiores atuações da carreira de Rogério Ceni até hoje dá ‘pesadelos’ a Martín Lasarte, atual técnico do Nacional-URU, que encara o São Paulo nesta quinta-feira (22), às 19h (de Brasília), pelas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores. Nesta mesma fase, só que da CONMEBOL Sul-Americana de 2013, Lasarte era o treinador da Universidad Católica, do Chile, e viu de perto uma das maiores noites da carreira de Rogério Ceni, grande ídolo são-paulino e já com 40 anos completados. Após empatar em 1 a 1 no Morumbi, o São Paulo conseguiu uma grande vitória por 4 a 3 no Estádio San Carlos de Apoquindo, no Chile.
O técnico Martín Lasarte, que hoje comanda o Nacional-URU, certamente guarda na memória o confronto com o São Paulo em 2013. Naquela época, Lasarte estava à frente da Universidad Católica, clube chileno que enfrentou o time paulista em um duelo memorável pela CONMEBOL Sul-Americana. A partida, que terminou com a vitória do São Paulo por 4 a 3, foi marcada pela brilhante atuação de Rogério Ceni, ídolo eterno da torcida paulista. O goleiro, mesmo aos 40 anos, mostrou toda sua categoria e liderança em campo, conquistando mais uma vitória histórica para o tricolor paulista.
São Paulo: Um Clube Paulista de Destaque
Ceni, como o placar mostra, sofreu três gols, mas ficou marcado por praticar sete grandes defesas e evitar a eliminação tricolor. Lasarte segue com a memória deste jogo fresca. Até porque, além de ter sido eliminado em 2013, ele também foi desclassificado pelo São Paulo na Sul-Americana de 2012, mas na semifinal. Em entrevista à Radio Uruguay 1050 AM no começo de agosto, o veterano técnico relembrou esses confrontos contra o clube paulista na década passada e demonstrou que ainda sonha com a revanche.
Particularmente, o futebol ainda me deve uma com o São Paulo. Quando estava na Universidad Católica, fizemos jogos brilhantes, empatamos três e perdemos por um gol no jogo que fomos melhores. Aliás, em uma dessas copas, o São Paulo foi campeão (2012), falou o treinador. Acontece que, dívida ou não, o desafio de Lasarte com o Nacional é tão difícil como foi há dez anos. Após um 0 a 0 no Grand Parque Central, o clube uruguaio precisa vencer no Morumbis ou conseguir uma nova igualdade para tentar a sorte nos pênaltis. Contudo, o São Paulo segue invicto jogando em seu estádio nesta Libertadores, com duas vitórias e um empate. Em casa, por sinal, sequer levou um gol na edição atual – e também no histórico contra o Nacional. Nas cinco partidas anteriores entre os clubes, o São Paulo soma três vitórias e dois empates. O Nacional sequer chegou a balançar as redes paulistas. Chegou a hora de o futebol pagar a dívida com Lasarte?
São Paulo: O Clube Paulista em Destaque
Próximos jogos do São Paulo: Nacional-URU (C): 22/8, 19h (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores; Vitória (C): 25/8, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão; Fluminense (F): 1/9, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo