Livro reúne programas públicos bem-sucedidos, com políticas públicas planejadas e adequadas, realizando diagnóstico político-eleitoral, utilizando sistemas eficazes para políticas públicas bem-sucedidas.
O livro Políticas Públicas Bem-sucedidas: Lições Para Promover o Bem Comum, organizado por Marcos Mendes, economista e pesquisador do Insper, é uma obra que oferece experiências bem-sucedidas de políticas públicas em diferentes áreas, como saúde, educação e infraestrutura. Essas experiências podem ser utilizadas como referência para a implementação de políticas públicas mais eficazes, promovendo o bem comum da sociedade.
As políticas públicas desempenham um papel fundamental na promoção do bem comum, como mencionado no livro Políticas Públicas Bem-sucedidas: Lições Para Promover o Bem Comum, organizado por Marcos Mendes, economista e pesquisador do Insper. O livro destaca a importância de adotar políticas governamentais públicas que priorizem a inclusão social, a redução da desigualdade e a melhoria da qualidade de vida. Com base nessas lições, é possível desenvolver políticas públicas mais eficazes, capazes de promover o bem comum da sociedade.
Políticas Públicas: Um Desafio no Brasil
A despeito de suas disfuncionalidades históricas e do sistema político-eleitoral, o Brasil consegue criar políticas públicas bem estruturadas e bem-sucedidas, com resultados de excelência. Esse feito é apresentado ao longo de 11 capítulos escritos por 23 autores, que abordam temas importantes do governo e do setor privado.
Políticas Públicas Bem Planejadas não são uma resposta automática. Elas exigem um diagnóstico preciso de um problema e um planejamento cuidadoso para garantir que a solução seja eficaz. ‘Formular uma política pública bem-sucedida é muito difícil, exige superar uma série de obstáculos’, afirma Marcos Mendes, economista e autor do livro Políticas Públicas Bem-Sucedidas.
Uma política pública bem-sucedida enfrenta muitos desafios, e um deles é o diagnóstico correto do problema. ‘Em geral, o que se vê na prática é uma situação inversa: as pessoas já aparecem com a solução e trazem um problema para encaixar nessa solução’, diz Mendes. Ele destaca que o livro apresenta exemplos bem-sucedidos, como a criação do Pix, do marco do saneamento e do Cadastro Único, e também comparações entre diferentes abordagens, como a adoção do ensino médio em tempo integral em Pernambuco e no programa federal e no estado de São Paulo.
Mas, apesar desses casos de sucesso, a realidade é que os bons exemplos políticas públicas estão sob constante ameaça. Populismo eleitoral é um dos principais vilões das boas políticas públicas. ‘Às vezes, programas que estão sendo bem conduzidos sofrem alterações de cunho populista em véspera de eleição que pioram sua qualidade’, afirma Mendes, citando as mudanças do Bolsa Família, que alterou critérios para agradar os eleitores e acabou desestruturado.
Os exemplos bem-sucedidos apresentados no livro estão na contramão do que se vê em Para Não Esquecer: Políticas Públicas que Empobrecem o Brasil, outra obra organizada por Mendes. Nesse livro, especialistas analisam medidas fracassadas adotadas no País. Mendes admite que não há casos citados no livro de 2022 que foram revertidos. ‘Infelizmente o que existe são exemplos de algumas políticas públicas ruins que acabaram extintas e agora voltaram’, diz, citando como exemplo a interferência na Petrobras. ‘Não vejo muito aprendizado, e sim o contrário — uma tendência maior ao índice de reincidência.’
O livro Políticas Públicas Bem-Sucedidas ganha relevância por ter sido criado dois anos após outra obra organizada por Mendes, trazendo um contraponto importante para a discussão sobre políticas públicas no Brasil.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo