Investigação preliminar aberta após pouso seguro do avião. Nenhum
Dois pilotos de um avião com 153 passageiros desviaram da rota após cochilarem por quase meia hora durante um voo na Indonésia. Segundo informações do governo, uma investigação foi aberta para apurar o ocorrido, que aconteceu no dia 25 de janeiro. O Airbus A320 da Batik Air precisou lidar com a situação enquanto os pilotos estavam dormindo.
Os aviadores foram pegos desprevenidos durante o voo, o que obrigou os condutores de emergência a assumirem o controle da aeronave temporariamente. Felizmente, a situação foi contornada sem incidentes graves, mas ficou evidente a importância da atenção constante dos pilotos durante todo o voo.
.
Investigação Preliminar
Conforme uma investigação preliminar conduzida pelo Comitê Nacional de Segurança nos Transportes da Indonésia, os pilotos realizaram dois voos entre as cidades de Kendari e Jacarta naquele dia. Durante o primeiro voo em direção a Kendari, o copiloto mencionou ao colega que não estava descansado adequadamente, pois havia acordado várias vezes durante a noite para auxiliar a esposa no cuidado dos gêmeos recém-nascidos.
O copiloto foi autorizado a tirar um breve descanso e cochilou por aproximadamente 30 minutos. O pouso ocorreu sem intercorrências em Kendari. Por volta das 8h, horário local, a equipe partiu de volta para Jacarta. Nessa segunda viagem, o piloto que havia permanecido acordado no voo anterior solicitou descanso.
De acordo com as apurações, cerca de 1h30 após o início do voo, o copiloto, que estava pilotando a aeronave, também adormeceu. A torre de controle tentou estabelecer contato com o avião repetidas vezes, porém não obteve resposta. Cerca de 28 minutos mais tarde, o piloto que havia sido liberado para descansar despertou e notou que seu colega também estava dormindo.
O comandante percebeu que a aeronave havia saído da rota planejada. Conforme o comunicado das autoridades indonésias, o piloto alegou à torre de controle que houve uma falha de comunicação no rádio. Posteriormente, aterrissaram sem problemas. Felizmente, não houve feridos. Recomendações foram enviadas pelas autoridades indonésias à Batik Air para reforçar os procedimentos de segurança.
Recém-Nascidos e Pilotos: Um Cenário Inusitado
Fonte:
Comentários sobre este artigo