ouça este conteúdo
Dados mostram desaceleração no mercado de trabalho e inflação nos EUA, impulsionando preço da commodity em julho.
O petróleo teve um aumento de mais de 1% nesta quarta-feira (5), impulsionado pela grande procura por ativos de risco nos principais mercados globais. A crescente confiança dos investidores em relação ao ciclo de cortes de juros do banco central americano (Federal Reserve, o Fed) contribuiu para a alta do preço da commodity, que está se recuperando após atingir o menor nível desde fevereiro.
Com a valorização do petróleo, os investidores estão atentos às movimentações do mercado de commodities e às perspectivas de crescimento econômico global. A volatilidade nos preços do petróleo pode impactar diretamente a economia de diversos países, influenciando as estratégias de investimento e as decisões de política monetária das principais nações produtoras.
Variação do conteúdo original sobre o mercado de petróleo
O mercado de petróleo WTI, commodity amplamente negociada, registrou um aumento de 1,12% em relação à entrega prevista para julho, atingindo US$ 74,07 por barril. Por outro lado, o Brent, outra referência importante no cenário global, teve um avanço de 1,15%, alcançando US$ 78,41 por barril.
No cenário econômico, o destaque do dia foi a reação positiva dos mercados ao índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços nos Estados Unidos. O Instituto para Gestão da Oferta (ISM) divulgou uma recuperação do setor em maio, porém com um cenário de emprego fraco e menores pressões inflacionárias.
A American Data Processing (ADP) também trouxe dados relevantes, apontando uma desaceleração no volume de contratações no setor privado americano, com a criação de 152 mil novos empregos no mês passado. Essa informação impactou diretamente a percepção dos investidores.
Além disso, houve um aumento significativo nos estoques americanos da commodity petróleo na semana passada, o que levantou preocupações sobre a demanda interna. A prévia do American Petroleum Institute (API) divulgada recentemente indicou um acréscimo de mais de 4 milhões de barris, contrastando com o dado oficial que apontou um acréscimo de 1,233 milhão de barris. Esse cenário gerou certa instabilidade no mercado de petróleo, com os investidores atentos às movimentações futuras.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo