A gentileza na comunicação tem impacto emocional e capacidade de ser um farol de esperança, segundo Jeffrey Bernstein.
Em diversas ocasiões, negligenciamos a imensa capacidade de impacto que uma frase simples possui sobre as pessoas.
Devemos lembrar que as palavras têm um poder transformador, podendo inspirar, motivar e emocionar aqueles que as ouvem. Como disse Clarice Lispector, ‘Tudo vale a pena quando a alma não é pequena’.
Frases que impactam: como palavras gentis podem fazer a diferença
Segundo a neurocientista Wendy Suzuki, professora de Psicologia e Neurociências do Centro de Ciências Neurais da Universidade de Nova York, um ‘eu te amo’ tem um efeito de ressonância emocional que fortalece a memória, mesmo nos casos em que o hipocampo não funciona bem, como acontece no caso de demência. No entanto, existem frases mais simples e cheias de gentileza capazes de transformar o dia das pessoas ao nosso redor. Jeffrey Bernstein, psicólogo com mais de 30 anos de experiência em relacionamentos, destaca que ‘a bondade é uma força poderosa que pode iluminar o dia de alguém, aumentar sua autoestima e promover conexões significativas’.
Expressões que inspiram: o efeito Pigmalião em ação
‘Acredito em você’. Na psicologia, o efeito Pigmalião, diretamente relacionado ao efeito Galatea, é a prova de que o que fazemos e dizemos tem efeito sobre os outros. Quando dizemos a outra pessoa ‘Eu acredito em você’, estamos ajudando o efeito Pigmalião a se tornar realidade. Nas palavras de Bernstein, com esta frase você oferece à outra pessoa ‘um profundo sentimento de validação e encorajamento’. Esta frase simples pode ser um farol de esperança e o catalisador necessário para alguém perseverar, se esforçar mais ou dar um salto de fé. Isso garante que a pessoa não está sozinha em seu caminho e que alguém vê seu potencial.
Citações que motivam: reconhecendo o impacto das palavras
‘Você pode fazer a diferença’. Dizer a alguém que ele pode fazer a diferença, como explica o especialista, ‘reafirma seu valor e impacto no mundo ao seu redor’ e faz com que ele se sinta visto e valorizado em seus esforços. E não importa se esses esforços são grandes ou pequenos. Cada um deles, por menor que seja, tem a capacidade de impactar positivamente os outros. Nesse caso, a frase tem a capacidade de elevar a moral de quem a ouve e reforçar o comprometimento com seus esforços. Como explica Bernstein: ‘Esta declaração é importante para aqueles que desempenham funções de cuidadores, educadores, voluntários e qualquer pessoa que dedique o seu tempo a ajudar os outros’.
Palavras que conectam: o poder do ‘Eu gosto de você’
Nem sempre precisamos dizer ‘eu te amo’. Com o ‘Eu gosto de você’ conseguimos
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo