Cerca de 50 locais enfrentam risco até 2050, incluindo campos alagados, inundações superficiais, secas, incêndios florestais e vestígios arqueológicos em risco de danos por alterações climáticas em sistemas de irrigação, siderúrgica e áreas fluviais em risco.
A Criação da Paisagem Cultural da Província de Bali: o Sistema Subak, Indonésia. Foto: Reprodução/Getty Images Se as mudanças climáticas continuarem a se agravar, as consequências terão um impacto profundo em todo o planeta. Não apenas as alterações climáticas vão causar problemas, mas também a desregulação climática vai levar a males severos.
Além disso, alguns dos paradisíacos destinos podem até desaparecer por causa da ação humana. Receba as principais notícias direto no WhatsApp!
Amidestes Mudanças Climáticas, Patrimônios Mundiais estão em Risco
De acordo com a empresa de análise de risco climático Climate X, recente levantamento revelou que pelo menos 50 locais patrimônios mundiais da UNESCO estão em risco até 2050, caso medidas não sejam tomadas para controlar o avanço de emissões de gases de efeito estufa. Esses locais, vulneráveis a efeitos climáticos, incluem inundações, tempestades, deslizamentos de terra e outros problemas.
A lista dos 10 principais locais inclui a Paisagem Cultural da Província de Bali: o Sistema Subak, Indonésia. O Sistema Subak é um sistema de irrigação para campos alagados na ilha de Bali e foi desenvolvido há mais de mil anos ao redor de alguns templos da região. Segundo a Climate X, até 2050, o local sofrerá com inundações superficiais e risco de seca devido ao calor extremo.
A Climate X destaca que o Parque Nacional Kakadu, Austrália, está em risco de inundações e incêndios florestais. O parque abriga várias paisagens naturais como florestas, montanhas, cachoeiras e lagos, e é considerado um dos locais mais ameaçados pela desregulação climática.
Além disso, a lista inclui o Quanzhou: Emporium do Mundo em Song-Yuan, China, que abrange edifícios religiosos centenários, tumbas islâmicas e uma ampla gama de vestígios arqueológicos. Segundo a Unesco, o local poderá sofrer com risco de secas nos próximos anos devido às alterações climáticas.
O Forjas de Engelsberg, Suécia, também está em risco de inundações superficiais e fluviais devido às mudanças climáticas, afetando o local histórico de siderúrgica datada de 1681.
A Reserva Florestal de Sinharaja, Sri Lanka, é considerada uma das maiores e a última área de floresta tropical primária, abrigando muita diversidade de fauna e flora. Além da vida selvagem, com espécies endêmicas e raras, o local corre risco de desregulação climática, com possíveis inundações e impactos no ecossistema.
A lista completa dos 10 locais inclui:
1. Paisagem Cultural da Província de Bali: o Sistema Subak, Indonésia
2. Parque Nacional Kakadu, Austrália
3. Quanzhou: Emporium do Mundo em Song-Yuan, China
4. Forjas de Engelsberg, Suécia
5. Reserva Florestal de Sinharaja, Sri Lanka
6. Fortaleza de Borobudur, Indonésia
7. Aldeia de Gola, Irã
8. Sítio Arqueológico de Megalítica de Malta, Malta
9. Sítio Arqueológico de Jerusalém, Israel
10. Parque Nacional de Lobito, África do Sul
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo