Construa uma mentalidade positiva com hábitos: atividades físicas, autocompaixão, reconhecer aspectos gentil da relação com si.
A positividade é uma virtude que merece ser cultivada e valorizada, pois visa reconhecer um lado construtivo e otimista, até mesmo de situações desafiadoras. Para você, positividade significa ter uma mentalidade aberta e receptiva, capaz de encontrar soluções para os problemas que surgem ao longo da vida.
Essa positividade pode ser uma virtude que beneficia não apenas a saúde mental, mas também a saúde física, aumentando a resistência ao estresse e diminuindo os sintomas de doenças como a depressão. Além disso, ajudar a construir resiliência, permitindo que você enfrente desafios de forma mais eficaz e se recupere mais rapidamente. Isso tudo, sem deixar de lado que a positividade não é um estado mental que surge instantaneamente, sendo preciso exercitá-la diariamente para obter os melhores resultados.
Desenvolvendo a Positividade:
Você sabe que a positividade pode ser uma virtude que transforma o seu estado mental? Pensar de maneira positiva pode ser o primeiro passo para alcançar a felicidade. Denise Milk, psicóloga, afirma que adotar certos hábitos pode ser fundamental para fortalecer a positividade em nossa vida. A seguir, são listados 5 hábitos para você incluir na sua rotina diária para se tornar mais positivo:
1. Manifestar gratidão: Ao praticar a gratidão diariamente, você pode ‘treinar’ sua mente a identificar aspectos positivos em seu cotidiano. A gratidão é uma ferramenta poderosa para mudar seu enfoque, ajudando a redirecionar o foco para os aspectos positivos, em vez de se fixar nos problemas. O especialista recomenda dedicar alguns minutos do dia para reconhecer e anotar coisas pelas quais você é grato. Esse hábito ativa regiões do cérebro associadas ao bem-estar.
2. Ter autocompaixão: Ter uma relação mais gentil consigo mesmo ajuda a evitar um ciclo de autocrítica e um estado mental negativo. Ao tratar-se com empatia, você pode evitar um comportamento crítico em relação à si mesmo.
3. Realizar atividades físicas regularmente: A prática de exercícios físicos promove a liberação de endorfina, hormônio que auxilia na redução do estresse. As atividades físicas também promovem a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores que atuam na regulação do humor.
4. Controlar o consumo de informações: Ao rolar o feed das redes sociais ou acompanhar as notícias no noticiário, somos bombardeados com informações negativas, que podem servir de gatilhos para pensamentos ruins. A psicóloga orienta selecionar conscientemente quais conteúdos consumir para criar um ambiente mental mais saudável.
5. Praticar meditação: As técnicas de atenção plena, como a meditação, ajudam a trazer o foco dos pensamentos para o presente. A meditação, especialmente, pode transformar a maneira como lidamos com o estresse, melhorando a resposta emocional e criando uma base mais tranquila para a mente.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo