Orkut, famosa rede social dos anos 2000, conquistou 300 milhões de usuários no mundo. Engenheiro turco relembra sucesso e planos para o futuro.
O Orkut, conhecida plataforma de rede do Google nos anos 2000, foi o centro das atenções no X na última segunda-feira (12) quando usuários brasileiros começaram a relembrar como as comunidades dentro do Orkut, tradicionais fóruns de discussão, eram capazes de unir pessoas.
Os usuários nostálgicos relembraram como a rede social Orkut era um local de interação online muito popular, onde as pessoas podiam compartilhar interesses e fazer novas amizades. A plataforma de rede Orkut deixou saudades em muitos usuários que recordam com carinho os bons momentos vividos nesse site icônico.
Orkut: O Retorno da Rede Social Famosa
Na época, algumas redes sociais tradicionais tinham apenas uma boa piada de duplo sentido enquanto outras movimentavam milhões de usuários. Uma das mais famosas era ‘Eu Odeio Acordar Cedo’ com 6.106.958 membros e ‘Eu amo minha MÃE!’, com 4.571.629 integrantes.
No Orkut, os usuários eram unidos por ideais comuns. Se alguém criasse uma comunidade ‘Eu odeio calça saruel’, não seria incomodado por usuários de calça saruel, pois estariam ocupados na comunidade ‘Eu amo calça saruel’. Era possível amar e odiar coisas em paz, como destacou um membro em uma publicação que alcançou 2 milhões de visualizações e centenas de comentários.
O fundador da plataforma, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten, acompanhou do Brasil o momento em que seu antigo site voltou a ser mencionado pelos brasileiros. Ele está no país para participar do ‘Rio Innovation Week’ nesta quarta-feira (14).
Em entrevista ao G1, o engenheiro ressaltou que pretende relançar o Orkut em breve, recrutando executivos de São Paulo, cidade que ele tem um carinho especial. ‘Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e do espírito autêntico’, afirmou.
Orkut não revelou a data exata para o retorno, apenas disse que está sendo estudado para ser breve. O site oficial do Orkut, desativado em 2014, foi reativado em 2022 com uma mensagem em inglês e português indicando que algo novo estava sendo construído.
O anúncio ocorreu dois dias após Elon Musk fechar um acordo para comprar o antigo Twitter por US$ 44 bilhões, o que dividiu a opinião dos internautas e gerou pedidos para o retorno do Orkut.
Orkut enfatizou a importância de unir as pessoas e ressaltou que o que nos une é o que temos em comum. Ele criticou as atuais plataformas de rede social, como Facebook e Instagram, por priorizarem o lucro sobre a segurança e lucrarem com a negatividade e a raiva.
‘A mídia social é tão tóxica agora’, concluiu Orkut, expressando seu desejo de trazer de volta a experiência autêntica de conectar pessoas e criar comunidades, como era no Orkut.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo