1.022 municípios brasileiros contam com estações de rádio-base da tecnologia de 5G.
O Brasil está pronto para entrar em uma nova era da internet com a implantação do 5G, que oferece uma velocidade de transferência de dados 20 vezes maior do que o 4G. Com esta tecnologia, é possível assista vídeos de alta qualidade em tempo real e jogar jogos de realidade virtual sem interrupções.
Com o objetivo de ser mais eficiente, o 5G está sendo implantado de forma standalone, ou seja, as redes de telecomunicações estão sendo projetadas para serem totalmente independentes, sem a necessidade de compartilhar recursos com redes antigas. Isso significa que as operadoras de telecomunicação podem oferecer serviços de 5G puro com a garantia de uma conexão mais estável e rápida. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda está trabalhando para que o 5G se espalhe por todo o Brasil e ofereça uma experiência de internet mais completa para todos os seus cidadãos.
5G: Tudo pronto para a geração de internet móvel mais avançada
O Brasil está pronto para a chegada da internet móvel mais avançada: o 5G standalone! É o que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou na última segunda-feira (2). Desse modo, todas as cidades brasileiras estão aptas para receber essa tecnologia revolucionária, que oferece benefícios incríveis. Dos 5.570 municípios brasileiros, 1.022 já têm antenas 5G em funcionamento, de acordo com os dados de dezembro de 2024. Isso não significa que as operadoras não estejam trabalhando: começaram a liberar o sinal em julho de 2022 e têm até o final de 2029 para levar a tecnologia para todo o país. Atualmente, são 33.345 estações rádio-base (ERBs) licenciadas por seis operadoras que venceram o leilão para uso da quinta geração de internet móvel. No entanto, é importante notar que esses dados se referem a antenas licenciadas, não necessariamente em funcionamento. A Anatel explicou que se pressupõe que a estação esteja em plena operação se a empresa efetuar o seu licenciamento. Porém, a Conexis, entidade que representa as operadoras, destacou que as empresas podem licenciar a antena antes de elas entrarem em operação. Além disso, o funcionamento de uma antena pode ser interrompido por fatores como falhas técnicas, furtos ou vandalismo.
Agora, vamos falar sobre as vantagens do 5G standalone: é a versão mais avançada da internet móvel, oferecendo características incríveis. Em vez de transitar por partes da infraestrutura do 4G, o 5G standalone funciona na frequência de 3,5 GHz, liberada pela mudança da faixa da parabólica. A Claro, a TIM e a Vivo foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G e tiveram que financiar a mudança da faixa da parabólica para liberar seu uso para a internet móvel. Com o padrão standalone, a rede diminui ainda mais a latência, ou seja, o tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet. Isso significa que o ‘delay’ (ou atraso) em ligações de vídeo e em jogos online fica menor. Além disso, essa versão pode lidar com muito mais dispositivos ao mesmo tempo e oferece conexão mais confiável, pois um aparelho pode se conectar com mais de uma antena ao mesmo tempo. A expectativa é que essas características contribuam com avanços em setores como indústria, comércio, agricultura e saúde.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo