Ação visa diagnosticar e sensibilizar gestores sobre cuidado farmacêutico, implementar políticas de cuidado integral à saúde em todo território brasileiro.
O Ministério da Saúde está promovendo encontros para os especialistas da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). O intuito é discutir e encontrar alternativas para aprimorar a disponibilidade de medicamentos destinados ao combate de enfermidades negligenciadas, tais como tuberculose, hanseníase, malária e leishmaniose, entre diversas outras.
Nesses eventos, os profissionais também compartilham experiências sobre cuidados com a saúde, gestão de recursos e estratégias para otimizar a distribuição de medicamentos essenciais. A assistência eficiente na área da saúde é fundamental para garantir o acesso equitativo a tratamentos e promover a qualidade de vida da população.
Oficina de Sensibilização sobre Assistência Farmacêutica e Cuidados com Medicamentos
A mais recente edição da oficina teve lugar no começo de agosto, em Brasília. No total, 90 profissionais de todos os estados do Brasil já participaram desse evento, que tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da assistência e do uso adequado de medicamentos pelos pacientes durante o tratamento. Além disso, a estratégia busca alcançar melhores resultados em saúde e conscientizar os gestores sobre a necessidade de implementar políticas que ampliem o acesso a medicamentos estratégicos na rede de saúde.
Importância da Gestão na Assistência Farmacêutica
A oficina é uma das ações prioritárias da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), realizada por meio da Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica e Medicamentos Estratégicos. A expectativa é que esse tipo de atividade seja realizada em todas as regiões do país ainda neste ano.
Política de Assistência Farmacêutica em Destaque
Durante a oficina, foi apresentado um diagnóstico situacional do acesso e distribuição dos medicamentos nos municípios e estados que estão disponíveis no Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica no SUS. Entre os medicamentos estão os destinados ao tratamento de diversas doenças negligenciadas, como tuberculose, hanseníase, malária, leishmaniose, doença de chagas, cólera e outras.
Desafios na Implementação de Políticas de Acesso a Medicamentos
O componente estratégico é responsável pelo planejamento, programação, aquisição e distribuição de medicamentos e insumos para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico. Atualmente, ele atende a 27 Programas de Saúde com uma variedade de fármacos e medicamentos. A oficina marca os 20 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e ressalta a importância das políticas públicas como o Brasil Saudável e o Programa de Produção e Desenvolvimento Tecnológico para Populações e Doenças Negligenciadas.
Compromisso com o Acesso Universal a Medicamentos Estratégicos
A ação reforça o compromisso do Ministério da Saúde com o acesso universal e equânime a medicamentos estratégicos para a saúde da população brasileira. Alexandre Penido e Pedro Melo, Ministério da Saúde.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo