A montadora alemã trouxe uma correção, havido, no design do hatch, um esportivo, que trouxe fogo para a oitava geração, GTI, ficando abaixo da R.
Abordando um dos principais setores da indústria automobilística, torna-se relevante discutir o lançamento de novos modelos de carros de interesse popular, como o Volkswagen Golf GTI. Este modelo, conhecido por sua versatilidade e desempenho, costuma ser bem recebido pelo público brasileiro, e sua confirmação pode significar um aumento no interesse do mercado local.
Com a confirmação do Volkswagen Golf GTI para o mercado brasileiro, é provável que muitos consumidores passem a considerar a opção de adquirir este modelo, seja por sua performance, sua segurança ou por sua versatilidade em termos de usos. Tendo em vista que o modelo VW é conhecido por ser uma escolha popular entre os brasileiros pela sua confiabilidade, nesse contexto, pode ser que o público se sinta mais seguro em investir em um produto da Volkswagen uma vez que a marca é considerada estável e confiável.
Volkswagen: O Retorno do Esportivo
O executivo da Volkswagen publicou um vídeo no LinkedIn, onde aparece ao lado de uma unidade do hatch esportivo, afirmando que será comercializado no Brasil de maneira oficial em 2025, sem dar detalhes sobre preços ou equipamentos. Este anúncio gerou expectativa entre os fãs do modelo. O Golf de 8ª geração, atualmente em seu terceiro ano de comercialização, nunca foi vendido oficialmente no Brasil…até agora.
A Volta do Hatch Esportivo
Para muitos, é um momento esperado de há muito tempo, o retorno do hatch esportivo ao mercado brasileiro. Atualmente na 8ª geração, será a segunda vez que o Golf retorna ao mercado após passar um tempo longe das lojas. A primeira foi em agosto de 2013, quando a marca lançou a 7ª geração do hatch médio após ter deixado as duas antecessoras longe do país, comercializando o famigerado ‘Mk4,5’, a reestilização da 4ª geração, em seu lugar. Agora, o alemão voltará após um hiato de seis anos, considerando seu lançamento em 2025; a sétima geração deixou de ser oferecida no final de 2019 com um lote limitado a 99 unidades do híbrido GTE. Será a primeira vez que o Golf de oitava geração chegará ao público brasileiro de forma oficial, pois os poucos exemplares que rodam no país são independentes.
As Mudanças no Modelo
O Golf GTI de 8ª geração foi reestilizado no começo de 2024. Ele traz o mesmo motor 2.0 turbo presente em modelos como o Tiguan Allspace, mas em uma versão mais nervosa que entrega até 265cv e 37,7kgfm de potência e torque máximos, o suficiente para levá-lo de 0 a 100km/h em 5,9 segundos. O facelift trouxe novos faróis e lanternas, para-choques redesenhados, novas opções de rodas e a extinção do câmbio manual de seis marchas. Agora, o esportivo é oferecido somente com câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, sempre com tração dianteira. Seu preço base por aqui ficará entre 330 e 370 mil reais sem eventuais opcionais. Por dentro, acabamento de qualidade e um visual deveras sóbrio para uma versão esportiva.
Desafios no Mercado Brasileiro
A vida do hatch alemão, contudo, não será nada fácil por aqui. Os carros que mais se aproximam de sua proposta são os japoneses GR Corolla, da Toyota, e o Civic Type R da Honda. Ambos custam acima de 400 mil reais e trazem câmbio manual, entretanto, seus motores são mais fortes e o desempenho, consequentemente, é superior. Por conta disso, pode ser que a montadora alemã aposte em tecnologia embarcada como os faróis matriciais, teto solar panorâmico, iluminação ambiente customizável e outros ‘mimos’ que não são oferecidos nos rivais. Para bater de frente com eles, o ideal seria o Golf R com tração integral e motor 2.0 de até 333cv e 42,8kgfm de potência e torque máximos.
Fonte: @Tech Mundo
Comentários sobre este artigo